SóProvas


ID
1719025
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as afirmativa abaixo. 

Segundo Puccini {2011), o método da TIR (taxa interna de retorno) não se aplica ao processo de decisão envolvendo investimentos independentes. Com relação a esse método, quais as razões que comprovam essa afirmação? 

I - A decisão consiste em escolher o melhor conjunto de investimentos dentro do limite do capital a ser aplicado.

II - Não se podem priorizar investimentos apenas comparando os valores das suas respectivas taxas de retorno.

III- A análise incrementai é absolutamente impraticável pelo fato de os investidores serem independentes.

IV - Não se podem agregar as taxas internas de retorno de um conjunto de investimentos num único valor para permitir a comparação com outro conjunto de investimentos. 


Alternativas
Comentários
  • Segundo Puccini (2011), a taxa interna de retorno (TIR ou IRR) é definida como sendo a taxa de juros que torna nulo o valor presente de um fluxo de caixa.


     I – Correto. A decisão consiste em escolher o melhor conjunto de investimentos dentro do limite do capital a ser aplicado, haja vista que o critério de tomada de decisão envolve se a TIR é maior ou menor que o custo do capital aplicado.

    II – Correto. A taxa Interna de Retorno é um dos métodos de avaliação de investimentos, por vezes os métodos de avaliação de investimentos podem gerar situação de conflito, neste caso, o mais aceito como o que produz as melhores recomendações é o valor presente líquido.

    III – Correto. Para projetos classificados como independentes (que podem ser implementados ao mesmo tempo), os métodos de análise que levam em conta os fluxos de caixas descontados, TIR, convergem sempre para mesma decisão.

    IV – Correto. Não se podem agregar as taxas internas de retorno de um conjunto de investimentos num único valor, pois ela é representada em termos relativos.

    Gabarito: Letra"C".