De acordo com Bellotto:
Atestado: documento em que uma autoridade declara algo partindo diretamento do fato. Difere da certidão, que é uma transcrição.
Certidão: documento emanado de funcionário de fé pública, mediante o qual se transcreve algo já registrado em documento de assentamento, elaborado este segundo normas notoriais ou jurídico-administrativas. A certidão pode ainda ser retirada de um processo, livro ou documento existente em repartição pública e passada, se não por notário, por funcionário autorizado.
A) CONTA: Registro contabilizado de fruição de determinado serviço.
REGIMENTO: Representa o conjunto de normas disciplinantes de uma entidade, estabelecendo direitos e obrigações e regendo finalidades dos tribunais e de outros órgãos.
B) ALVARÁ: 2. Certificado, licença ou autorização dada por autoridade competente de direitos ou para a realização de atos ou eventos...
QUESTIONÁRIO: Série de questões previamente formuladas por escrito para serem respondidas também por escrito.
C) RECEITA: Prescrição de medicamentos a serem ministrados. Conjunto dos elementos a serem usados no preparo de alimento
COMUNICAÇÃO/PAPER: Trabalho científico resultado de pesquisa, reflexão ou análise, geralmente apresentado a congressos e seminários.
D) ATESTADO: Declaração, por autoridade governamental, civil, militar, eclesiástica ou notarial, a partir de uma realidade ou de um fato constatado.
CERTIDÃO - Documento emanado de funcionário de fé pública, mediante o qual se transcreve algo já registrado em documento de assentamento, elaborado segundo as normas notariais ou jurídico-administrativas.
E) PROGRAMA: Exposição sumária de itens conjugados a serem cumpridos em prazo previsto.
PORTARIA: Na atualidade: ato pelo qual as autoridades competentes determinam providências de caráter administrativo, impõem normas, definem situações funcionais, aplicam penalidades disciplinares e atos semelhantes, com base em atos dispositivos exarados em jurisdições superiores.
fonte: BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado / Imprensa Oficial do Estado, 2002.