SóProvas


ID
172066
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A arquitetura Open Systems Interconnection - OSI da ISO constitui uma referência para o funcionamento das redes de computadores.
No contexto desse modelo, a camada que se refere às especificações de hardware é denominada:

Alternativas
Comentários
  • O modelo OSI/ISO é dividido em 7 camadas, sendo elas:

    1- Camada Física
    2- Camada de Enlace ou Ligação de Dados
    3- Camada de Rede
    4- Camada de Transporte
    5- Camada de Sessão
    6- Camada de Apresentação
    7- Camada de Aplicação

    De acordo com a definição de Andrew Tanenbaum, a camada física trata da transmissão de bits brutos por um canal de comunicação. O projeto da rede deve garant ir que, quando um lado enviar um bit 1, o outro lado o receberá como um bit 1, não como um bit 0.

    Nesse caso, as questões mais comuns são a voltagem a ser usada para representar um bit 1 e um bit 0, a quantidade de nanossegundos que um bit deve durar, o fato de a transmissão poder ser ou não realizada nos dois sentidos simultaneamente, a forma como a conexão inicial será estabelecida e de que maneira ela será encerrada quando ambos os lados tiverem terminado, e ainda quantos pinos o conector de rede terá e qual será a finalidade de cada pino.

    Nessa situação, as questões de projeto lidam em grande parte com interfaces mecânicas, elétricas e de sincronização, e com o meio físico de transmissão que se situa abaixo da camada física, ou seja, a camada Física (Physical Layer), no modelo de referência OSI/ISO, trata das especificações de hardware em uma rede de computadores.

    Abs e bons estudos,
    Felipe Ferrugem!

    "Juntos somos ainda melhores!!!"
     

  • CAMADA FÍSICA - HARDWARE
    DEFINIÇÃO
    Ela trata da transmissão de bits brutos por um canal de comunicação, garantindo que, quando um lado enviar um bit 0, o outro receba um bit 0 também.
    Hub , transceivers, repetidores fazem parte desta camada.
    O objetivo da camada física é movimentar os bits individuais que estão dentro do quadro de um nó para o seguinte. Os protocolos nessa camada novamente dependem do enlace e, além disso, dependem do próprio meio de transmissão do enlace (por exemplo, fios de cobre trançado ou fibra ótica monomodal). Por exemplo, a Ethernet tem muitos protocolos de camada física: um para par de fios de cobre trançado, outro para cabo coaxial, outro para fibra e assim por diante. Em cada caso, o bit movimentado pelo enlace de um modo diferente.