SóProvas


ID
172096
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dentre os protocolos de roteamento, o RIP utiliza o algorítmo vetor-distância., responsável pela construção de uma tabela que informa as rotas possíveis dentro do Autonomous System - AS, enquanto que o OSPF é um protocolo especialmente projetado para o ambiente TCP/IP para ser usado internamente ao AS, sendo sua transmissão baseada no Link State Routing Protocol, em que a busca pelo menor caminho é computada localmente, usando o algoritmo Shortest Path First - SPF.

Comparando esses dois protocolos de roteamento, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Questão tirada do fundo do baú.

    Encontrei a definição da letra E no documento abaixo, página 4:

     www.midiacom.uff.br/~debora/redes1/pdf/trab042/OSPF.pdf

  • Importância de estudar por exercícios:

    http://questoesdeconcursos.com.br/questoes/ada2624b-65

    CESPE foi lá e copiou a questão da FGV.
  • Rafael,

    Desculpe discordar de você, mas o fato da questão abordar o mesmo assunto não quer dizer que foi copiada de algum lugar. Explico: O conceito é esse ai sobre os protocolos, então, se a pessoa que iria elaborar a questão, decidiu elabora sobre Roteamento, e quis abordar os protoclos OSPF e RIP ele pegaria as características de qualquer um e não poderia ser algo muito diferente do que está ai... não importa a biliografia usada.

    O mesmo acontece em relação ao cara falar que a banca copiou do Wikipedia... EU imagino que os caras não pegam direto do wikipedia, pois é um risco grande, mas acontece que o que está no Wikipedia, em geral foi copiado de algum livro... algumas vezes o texto tá bom outras nem tanto.  Quando o cara pega no livro de Tanembaum e faz uma questão tirando o conceito de lá, ele não sabe, a menos que pesquise se aquele pedaço de informação está no Wikipedia...

    Não quero gerar polêmica aqui... só quero dizer que a mesma informação está em vários locais, e antes de ir para o Wikipedia, em geral estaav em algum livro.
  • Questão é muita interpretação tbem!
    eu achei q a letra E estivesse errada! P mim, o correto seria converge inversamente proporcional, ou seja, se tem 2 vizinhos a convergencia é rápida, se tem 10 vizinhos a convergencia é mais lenta ainda (RIP) concordam? então n seria inversamente proporcional?
    Marquei a letra B. Rip pode ser por roteamento estático normalmente, o administrador define a tabela e suas rotas. E o OSPH pode ser dinamico não pode? entao alguem poderia me responder pq a B está errada?? abraços, obrigado!

  • Concordo com o Paulo. Também não consegui entender o erro da opção B. Se alguém puder ajudar eu agradeço. Bons estudos!
  •  a) no RIP a convergência é muito mais rápida, enquanto no OSPF é muito lenta.
    Errado. O OSPF é mais rápido, mas é mais trabalhoso de se implementar e manter; além disso, a mudança nas tabelas de roteamento ocorre quando há modificação no estado do link, enquano o RIP o faz periodicamente.
     
     b) o RIP executa roteamento estático, enquanto o OSPF executa roteamento dinâmico.
    Errado. Todos os protocolos de roteamento têm o objetivo de, dinamicamente, decidir qual é a melhor rota.
     
     c) no RIP a mensagem é proporcional ao número de destinos, enquanto no OSPF independe desse número.
    Afirmação estranha: significa que o tamanho da mensagem se modifica proporcionalmente com a quantidade de destinos? Ou o tempo de convergência? De qualquer forma, o tempo de convergência depende, sim, da quantidade de enlaces.
     
     d) no RIP a velocidade de convergência é constante, enquanto no OSPF é inversamente proporcional à quantidade de roteadores.
    Errado. Não é a velocidade de convergência que é constante, mas a periodicidade do envio de tabelas.
     
     e) o RIP converge proporcionalmente ao número de nós da rede, enquanto o OSPF converge em uma proporção logarítmica ao número de enlaces.
    Não tenho dados par comprovar a convergência em proporção logarítimica, mas a primeira parte está correta.

    A tabela abaixo compara algumas das característcicas do OSPF e dos RIPs:
     
  • Isaú Medeiros, o RIP é um protocolo dinâmico.