SóProvas


ID
1723318
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Segundo as normas estabelecidas no Código de Processo Civil brasileiro, nas hipóteses de morte do procurador do autor, o juiz marcará, a fim de que a parte constitua novo mandatário, o prazo de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Art. 265, § 2.º 

    § 2o No caso de morte do procurador de qualquer das partes, ainda que iniciada a audiência de instrução e julgamento, o juiz marcará, a fim de que a parte constitua novo mandatário, o prazo de 20 (vinte) dias, findo o qual extinguirá o processo sem julgamento do mérito, se o autor não nomear novo mandatário, ou mandará prosseguir no processo, à revelia do réu, tendo falecido o advogado deste.

  • Só para revisar:

    EMENDA - 10 DIAS
    JUNTAR PROCURAÇÃO EM CASO DE URGÊNCIA - 15 DIAS
    NOMEAR NOVO PROCURADOR EM CASO DE MORTE- 20 DIAS
    DEFEITO NA REPRESENTAÇÃO - PRAZO RAZOÁVEL

  • NO CASO DE MORTE OU PERDA DA CAPACIDADE PROCESSUAL DAS PARTES OU DE SEU REPRESENTANTE LEGAL, PROVADO O FALECIMENTO OU A INCAPACIDADE, O JUIZ SUSPENDERÁ O PROCESSO, SALVO SE JÁ TIVER INICIADO A AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO, CASO EM QUE: - o advogado continuará no processo até o encerramento da audiência; - o processo só se suspenderá a partir da publicação da sentença ou do acórdão.

    ________________________________________________________________________

    NO CASO DE MORTE DO PROCURADOR DE QUALQUER DAS PARTES,  AINDA QUE INICIADA A AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO, O JUIZ MARCARÁ, A FIM DE QUE A PARTE CONSTITUA NOVO MANDATÁRIO, O PRAZO DE 20 DIAS, FINDO O QUAL EXTINGUIRÁ O PROCESSO SEM JULGAMENTO DO MÉRITO, SE O AUTOR NÃO NOMEAR NOVO MANDATÁRIO, OU MANDARÁ PROSSEGUIR NO PROCESSO, À REVELIA DO RÉU, TENDO FALECIDO O ADVOGADO DESTE. 

  • Se falecer advogado de terceiro e o mesmo não nomear um novo procurador em 20 dias será excluído da lide.

  • art 313, II, paragrafo 3 , o juiz determinará que a parte constitua novo mandatario no prazo de 15 dias, de acordo com o novo cpc 2015. questão deve ser corrigida ou anulada.

  • Novo CPC só entrará em vigor a partir de 2016, caro Josival. Questão é desse ano, 2015.

  • LETRA D CORRETA 

    Art. 265. Suspende-se o processo:

    § 2o No caso de morte do procurador de qualquer das partes, ainda que iniciada a audiência de instrução e julgamento, o juiz marcará, a fim de que a parte constitua novo mandatário, o prazo de 20 (vinte) dias, findo o qual extinguirá o processo sem julgamento do mérito, se o autor não nomear novo mandatário, ou mandará prosseguir no processo, à revelia do réu, tendo falecido o advogado deste.


  • Segundo o novo CPC esse prazo  agora será de 15 dias. ART>313

     No caso de morte do procurador de qualquer das partes, ainda que iniciada 

    a audiência de instrução e julgamento, o juiz determinará que a parte constitua novo 

    mandatário, no prazo de 15 (quinze) dias, ao final do qual extinguirá o processo sem 

    resolução de mérito, se o autor não nomear novo mandatário, ou ordenará o prosseguimento do processo à revelia do réu, se falecido o procurador deste.

  • NCPC: art. 313, § 3º. No caso de morte do procurador de qualquer das partes, ainda que iniciada a audiência de instrução e julgamento, o juiz determinará que a parte constitua novo mandatário, NO PRAZO DE 15 (QUINZE) DIAS, ao final do qual extinguirá o processo sem resolução de mérito, se o autor não nomear novomandatário, ou ordenará o prosseguimento do processo à revelia do réu, se falecido o procurador deste. 

  • A questão encontrasse desatualizada.

  • Só para revisar: NCPC

    EMENDA - 15 DIAS
    JUNTAR PROCURAÇÃO EM CASO DE URGÊNCIA - 15 DIAS - prazo prorrogável
    NOMEAR NOVO PROCURADOR EM CASO DE MORTE- 15 DIAS art. 313, § 3.
    DEFEITO NA REPRESENTAÇÃO - PRAZO RAZOÁVEL

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

     

    Art. 313.§ 3o No caso de morte do procurador de qualquer das partes, ainda que iniciada a audiência de instrução e julgamento, o juiz determinará que a parte constitua novo mandatário, no prazo de 15 (quinze) dias, ao final do qual extinguirá o processo sem resolução de mérito, se o autor não nomear novo mandatário, ou ordenará o prosseguimento do processo à revelia do réu, se falecido o procurador deste.

  • no novo CPC/2015: 

    art. 313, § 3º. No caso de morte do procurador de qualquer das partes, ainda que iniciada a audiência de instrução e julgamento, o juiz determinará que a parte constitua novo mandatário, NO PRAZO DE 15 (QUINZE) DIAS, ao final do qual extinguirá o processo sem resolução de mérito, se o autor não nomear novomandatário, ou ordenará o prosseguimento do processo à revelia do réu, se falecido o procurador deste. 

  • De acordo com o novo CPC, a parte deve constituir novo mandatário no pazo de 15 DIAS

    - se o autor não nomear, extingue-se o processo sem resolução do mérito

    - se o réu não nomear, ordena-se o prosseguimento do processo à revelia do réu. 

  • Art. 313. Suspende-se o processo:


    I - pela morte ou pela perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador;


    § 3o No caso de morte do procurador de qualquer das partes, ainda que iniciada a audiência de instrução e julgamento, o juiz determinará que a parte constitua novo mandatário, no prazo de 15 (quinze) dias, ao final do qual extinguirá o processo sem resolução de mérito, se o autor não nomear novo mandatário, ou ordenará o prosseguimento do processo à revelia do réu, se falecido o procurador deste.

    Art. 76. Verificada a incapacidade processual ou a irregularidade da representação da parte, o juiz suspenderá o processo e designará prazo razoável para que seja sanado o vício.