SóProvas


ID
1725313
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

 No Processo Unificado (PU), os requisitos do sistema são especificados através da identificação das necessidades de usuários e clientes e são normalmente expressos em casos de uso representados na notação UML. Estes requisitos são, geralmente, assim distribuídos pelas fases do PU:

I. Nesta fase os requisitos são analisados, permitindo aos desenvolvedores identificar o real tamanho do sistema. Ao final desta fase 80% dos requisitos do sistema já devem ter sido descritos, porém apenas 5% ou 10% destes requisitos terão sido implementados.

II. Nesta fase praticamente não há requisitos a serem identificados, a menos que ocorram mudanças nos mesmos.

III. Os requisitos remanescentes serão identificados e implementados durante esta fase.

IV. Durante esta fase os requisitos mais importantes são identificados, delimitando o domínio do sistema.

As fases de I a IV são, correta e respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • O Processo Unificado organiza suas iterações em quatro fases principais:

    Concepção: o objetivo desta fase é levantar, de forma genérica e pouco precisa, o escopo do projeto. Não deve existir aqui a pretensão de especificar de forma detalhada requisitos, a idéia é ter uma visão inicial do problema, estimar de forma vaga esforço e prazos e determinar se o projeto é viável e merece uma análise mais profunda. Elaboração: na fase de elaboração todos (ou a grande maioria dos requisitos) são levantados em detalhes. Numa primeira iteração um ou dois requisitos, os de maior risco e valor arquitetural, são especificados em detalhes. Estes são implementados e servem como base de avaliação junto ao usuário e desenvolvedores para o planejamento da próxima iteração. Em cada nova iteração na fase de elaboração pode haver um seminário de requisitos, onde requisitos antigos são melhor esclarecidos e novos são detalhados. Ao fim da fase, 90% dos requisitos foram levantados em detalhes, o núcleo do sistema foi implementado com alta qualidade, os principais riscos foram tratados e pode-se então fazer estimativas mais realistas. Construção: implementação iterativa dos elementos restantes de menor risco e mais fáceis e preparação para a implantação. Transição: testes finais e implantação.
    Leia mais em: Introdução ao Processo Unificado http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-processo-unificado/3931#ixzz3rledeiZz

    ALTERNATIVA A
  • a-

    UP é um modelo de ciclo de vida iterativo baseado em incrementos, cujas iteraçoes se baseam nas anteriores e no feedback do usuário. Cada iteração é 1 miniprojeto de duração fixa, cada um com suas próprias atividades de análise de requisitos, projeto, implementação e testes.

    As fases do AUP podem ser entendidas como modelagem, implementação, teste & deployment.