SóProvas


ID
1725511
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As terapias medicamentosas fazem parte do dia a dia da enfermagem; administrá-las com segurança e responsabilidade é um preceito ético e, certamente, um procedimento complexo, pois exige conhecimento e observação, além da técnica apurada. Nesse contexto, são cuidados que o técnico de enfermagem deve ter no preparo e administração de medicamentos por via intramuscular, EXCETO,

Alternativas
Comentários
  • Previamente à realização de uma injeção intramuscular (IM) se faz necessária a observação dos seguintes cuidados: leitura da prescrição médica, identificação do produto a ser injetado (apresentação e dose), escolha do material adequado (seringas, agulhas, luvas, algodão e álcool), definição do local da injeção, habilidade técnica para realização da injeção e seguimento das normas de biossegurança, começando pela lavagem das mãos além de utilizar técnica asséptica, verificar a integridade dos invólucros que protegem a seringa e a agulha, se estiverem molhados, rasgados ou abertos, devem ser desprezados, pois não se encontram mais estéreis.  O que foi afirmado na alternativa A está correto.

    Na região glútea temos o músculo dorsogluteo e ventrogluteo. O dorsogluteo é mais utilizado porém o ventrolguteo é mais seguro, ambos são administrados por via intramuscular profunda e suportam maior volume de medicamento injetado. O que foi afirmado na alternativa B está correto.

    O músculo deltoide tem como limitações em seu uso, o fato de possuir pouca massa muscular admitindo volume máximo de injeção de 0,5 a 1 ml, além de pequena margem de segurança para lesão dos nervos radial e axilar. O que foi afirmado na alternativa C está errado.

    Massagear o local da aplicação é contra indicado uma vez que pode ocasionar o escape do fármaco do local de aplicação para o tecido circunvizinho, irritando-o, além de levar a uma redução do tempo de absorção do medicamento. O que foi afirmado na alternativa D está correto.

    Há vários cuidados para a administração de medicação intramuscular, dentre eles, aspirar o conteúdo do êmbolo, antes de fazer a injeção, para certificar-se que não há presença de sangue e assim, excluir a possibilidade de punção venosa. O que foi afirmado na alternativa E está correto.

    Resposta C

    Bibliografia

    www.corensp.gov.br

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

  • Volume suportado pelo músculo deltóide (0,1ml a 2ml).

    Não 6 ml.