SóProvas


ID
1725544
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O doente com traqueostomia depende muito dos cuidados da equipe de enfermagem. Após se submeter a esse procedimento cirúrgico, ele pode ficar apreensivo em virtude da incapacidade de se comunicar e com medo de asfixiar. Diante dessa problemática, será necessária maior vigilância do paciente. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A traqueostomia é a realização de um estoma ao nível da região cervical anterior, criando assim uma via aérea cirúrgica na porção cervical da traqueia, sendo que o estoma criado pode permanecer definitivamente ou não. Existem vários sinais que expressam a necessidade de aspiração como, tosse em salvas; aumento da frequência respiratória; o som do ar que vem da cânula especialmente se o doente respirar fundo, uma respiração ruidosa e com esforço; dispneia; aumento da frequência cardíaca; cianose. Dentre as medidas de enfermagem que asseguram a permeabilidade da traqueostomia, a aspiração de vias aéreas é considerada um procedimento necessário e rotineiro. No entanto, não é isento de riscos, podendo expor os pacientes a complicações, como a aspiração ocasiona uma irritação nas vias aéreas provocando estimulação vagal, com consequente broncoespasmo, além de poder resultar em trauma à mucosa traqueal. A alternativa E está errada porque os sinais vitais não devem ser instabilizados e sim estabilizados. Resposta E Bibliografia Chulay M. Fundamentos de Enfermagem em Cuidados Críticos da AACN. Ed. Mcgraw Hill, 2ª ed, 2012. Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • Se os sinais vitais se encontram ESTÁVEIS o doente deve ser colocado em semifowler para facilitar a ventilação, promover a drenagem, minimizar o edema e evitar a tensão sobre as linhas de sutura.