Ambientes escolares inclusivos são fundamentados em uma concepção de identidade e diferenças, em que as relações entre ambas não se ordenam em torno de oposições binárias (normal/especial, branco/negro, masculino/feminino, pobre/rico). Neles não se elege uma identidade como norma privilegiada em relação às demais.
Em ambientes escolares excludentes, a identidade normal é tida sempre como natural, generalizada e positiva em relação às demais, e sua definição provém do processo pelo qual o poder se manifesta na escola, elegendo uma identidade específica através da qual as outras identidades são avaliadas e hierarquizadas.
fonte: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/25849/1/A_Escola_Comum_Inclusiva.pdf
A) ambientes escolares inclusivos são fundamentados em uma concepção de identidade e diferenças cujas relações não se ordenam em torno de oposições binárias. (CORRETA)
B) as diferenças devem ser entendidas como resultantes da diversidade, a qual, sendo ativa e produtiva, recusa-se a se fundir com o idêntico. (Resultantes da muticiplicidade)
C) a identidade é entendida como natural, estável, permanente,acabada, homogênea, generalizada e universal, oque permite que os alunos sejam reunidos em categorias. (A identidade não é entendida como...)
D) faz-se necessária a formação dos grupos dos alunos especiais, portadores de deficiências, com problemas de aprendizagem etc. (A escola das diferenças tem o intuito de banir esse tipo de ensino segregador)
E) é preciso criar propostas, programas e iniciativas de toda ordem direcionadas exclusivamente para alunos com necessidades educacionais especiais. (Separar alunos como normais e especiais não é uma proposta de escolas para todo, inclusivas)