SóProvas


ID
1726918
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos cuidados básicos na assistência ao paciente, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

( ) As sondas enterais permitem a administração de dietas de modo mais confortável e segura. Essas sondas possuem uma ogiva distal. Essa ogiva faz com que o peristaltismo gástrico e intestinal, agindo sobre ela, posicione a sonda corretamente, além do esfíncter pilórico.
( )As sondas enterais são maleáveis e possuem guias metálicos e flexíveis, que facilitam sua introdução. O guia deve ser retirado após confirmação do posicionamento adequado da sonda por meio de exame radiológico.
( )A sonda enteral é muito utilizada, podendo ser administrado alto volume de dieta, sem controle rigoroso de gotejamento, pois o posicionamento da sonda favorece a absorção rápida dos alimentos.

Alternativas
Comentários
  •  

    não entendi pq a 2 está errada?

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • As sondas enterais estão indicadas para pacientes impossibilitados de deglutir, com isso, permitem a administração de dietas de modo mais confortável e segura.
    As sondas enterais são bastante maleáveis, têm um guia metálico e flexível que é utilizado para facilitar sua introdução nasal além de serem radiopacas para a confirmação radiológica da localização da sonda. Como dito seu calibre é fino, com uma ogiva distal (tungstênio) possibilitando seu posicionamento além do esfíncter piloro, permitindo também o fechamento dos esfíncteres durante seu trajeto. Essa ogiva faz com que o peristaltismo gástrico e intestinal, agindo sobre ela, posicione a sonda corretamente.
    Assim sendo, a passagem da sonda pelo piloro se faz de maneira espontânea e lenta. Portanto a primeira afirmativa é verdadeira. Após a passagem da sonda enteral, o fio guia deve ser retirado e o correto posicionamento da sonda inserida manualmente deve ser verificado por meio de radiografia antes de se iniciar a alimentação.
    Logo, a segunda afirmativa é falsa, já que o fio guia deve ser retirado logo após a passagem da sonda. A dieta enteral pode ser administrada de forma contínua ou intermitente. Deve-se sempre tomar cuidado com o gotejamento, volume e temperatura da dieta a ser infundida para evitar complicações como diarreias e aspiração. A terceira afirmativa é falsa.

    Gabarito do professor: Letra C

    Bibliografia Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES). Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. 1ª edição, 2013. Luz MF. Enfermagem fundamentos técnicos do cuidar. Rio de Janeiro. Imperial Novo Milenio. 2010. Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • o fio não seria retirado após a confirmação com o rx? uma vez que ele ajuda na visualização do posicionamento?

    e até mesmo para reposicionar a sonda?

    não compreendi o porque da afirmativa 2 está errada.

  • a alternativa 2 está errada porque o guia não serve para verificar o posicionamento da sonda... Ele só serve para guiar o percurso da sonda... a sonda é radiopaca, o q permite a visualização do posicionamento... outra coisa... não existe reposicionamento da sonda...nenhum manual apoia essa prática... caso a sonda esteja posicionada um pouco acima, pode ser administrado a dieta, pois devido ao peristaltismo ela migra ou pode ser prescrito medicações procinéticas que auxiliam a migração da sonda
  • Após a passagem da sonda enteral, o fio guia deve ser retirado e o correto posicionamento da sonda inserida manualmente deve ser verificado por meio de radiografia antes de se iniciar a alimentação.

    Logo, a segunda afirmativa é falsa, já que o fio guia deve ser retirado logo após a passagem da sonda. A dieta enteral pode ser administrada de forma contínua ou intermitente. Deve-se sempre tomar cuidado com o gotejamento, volume e temperatura da dieta a ser infundida para evitar complicações como diarreias e aspiração. A terceira afirmativa é falsa

  • A retirada do fio guia não deveria ser feita somente após confirmação através do Raio X ? Se eu retiro o fio guia antes do exame sonda e a sonda estiver mal posicioada e ai como faço ? As vezes não da pra tracionar sem o fio guio, achei a questão sem sentido

  • após a passagem da sonda enteral, se retira o mandril ( fio guia ) a sonda enteral é radiopaca, sendo visualizada na imagem da radiografia, fio guia como o nome já diz ele guia somente a passagem da sonda.