-
Prezados,
Nas configurações de acesso do linux temos 3 conjuntos de binários representando permissões rwx, onde r = read, w = write x = execute.
Esses 3 conjuntos representam as permissões do dono do arquivo, dos usuários do grupo e de outros usuários, conforme imagem abaixo.
Cada rwx pode ser representado por um número , que quando convertido em binário representa se cada permissão está ativa ou não, ou seja, 7, que em binário é 111 representa que tanto o r quando o w e x estão ativos, enquanto 4 , que em binário é 100 representa que o r está ativado enquanto o w e x estão desativados.
O enunciado pede que a permissão especificada conceda acesso de leitura escrita e execução para o super usuário e não conceda essa permissão para os outros, então, teríamos que ter uma permissão dessa forma :
rwx rwx rwx
111 000 000
Que representado em octal seria 700
Portanto a alternativa correta é a letra D
-
D) 700 o 7 exclusiva do usuário dono, o 00 nega todas as permissões para o grupo e outros.
-
UGO - USUÁRIO, GRUPO e OUTROS
4 read, 2 writter, 1 executar
Apenas o usuário terá todas as permissões e a soma de 7, logo, 700
-
Discordo! Eu acho que a resposta correta é a letra a) 000, pois o usuário root (superusuário) possui acesso irrestrito a todos arquivos do sistema. Se o arquivo for marcado com 000 ninguém, exceto o root, poderá ter acesso. Além do mais, a questão não mencionou que o root é o owner do arquivo, ou seja, que o arquivo foi criado pelo root.