SóProvas


ID
1728673
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Agentes anticolinesterásicos são extremamente tóxicos. A alternativa que apresenta a classe de compostos com atividade anticolinesterásica é:

Alternativas
Comentários
  • O organofosforato é classificado na farmacologia como um anticolinesterásico, ou seja, um colinérgico indireto, pois ele atua inibindo a ação da enzima acetilcolinesterase, enzima esta responsável por hidrolisar a Acetilcolina (Ach).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Composto_organofosforado

  • Organofosforados inibem irreversivelmente a acetil colineterase. 

  • 1) Betalactamicos: Antimicrobianos classificados como ß-lactâmicos. Ex: Penicilina

    2) Triazina: Herbicida

    3) Tetraciclinas: Antimicrobianos primariamente bacteriostáticos, quando em concentrações terapêuticas.

    4) CORRETA: Organofosforado: Anticolinesterásico. Inibindo a ação da enzimas "ACETILCOLINESTERASE" é uma enzima que quebra a acetilcolina, neurotransmissor encontrado no cérebro que é responsável, entre outros, pelos impulsos nervozos.

    5) Opiáceos: são substâncias derivadas do ópio

  • O mecanismo de ação dos organofosforados é inibir a acetilcolinesterase.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato a respeito da toxicodinâmica de algumas classes de compostos; ou seja, o candidato precisa compreender o tipo de interação entre as moléculas do toxicante e os sítios de ação.

    Os agentes anticolinesterásicos pertencem a três grupos principais, de acordo com a natureza de sua interação com o sítio ativo, que determina a sua duração de ação. A maioria inibe de modo aproximadamente igual os diferentes tipos de colinesterases (acetilcolinesterase e pseudo-acetilcolinesterase) enzimas que catalisam a hidrólise de acetilcolina, evitando o excesso de acetil-colina e a consequente sobre-estimulação muscular.

    A) ERRADO. Betalactâmicos são uma classe de antimicrobianos, cujo mecanismo de ação resulta principalmente da sua habilidade de interferir com a síntese do peptidoglicano (responsável pela integridade da parede bacteriana). Não possuem atividade anticolinesterásica.

    B) ERRADO. Triazinas são tipos de herbicidas cujo local de ação se localiza na membrana do cloroplasto, onde ocorre a fase luminosa da fotossíntese, mais especificamente no transporte de elétrons. Não possuem atividade anticolinesterásica.

    C) ERRADO. As tetraciclinas são antimicrobianos inibidores específicos do ribossoma procariótico (bacteriano). Elas bloqueiam o receptor na subunidade 30S que se liga ao t-RNA durante a tradução gênica. A síntese de proteínas é, portanto, inibida na bactéria, o que impede a replicação e leva à morte celular. Não possuem atividade anticolinesterásica.

    D) CERTO. O mecanismo de ação dos organofosforados se dá principalmente pela inibição enzimática. Os principais alvos de sua atuação tóxica entre as enzimas esterases são a acetilcolinesterase (AChE), nas sinapses químicas e nas membranas dos eritrócitos, e a butirilcolinesterase (BChE) no plasma. A inibição da AChE leva ao acúmulo da acetilcolina (ACh) nas terminações nervosas, já que esta é responsável por hidrolisar a ACh produzindo colina e acetato.
    A ACh é responsável por estimular receptores pós-sinápticos, devendo se desligar do receptor ao fim do estímulo para liberá-lo para estímulos futuros e evitar respostas repetitivas e descontroladas após um único estímulo. Quando ocorre a intoxicação, os centros esterásicos da AChE são inibidos por uma ligação covalente do agrotóxico organofosforado nas enzimas colinesterases, e sua ação é cessada. Nesses casos, há acúmulo de ACh, gerando hiperestimulação colinérgica e aparecimento dos sinais e sintomas desencadeados por interações com os receptores nicotínicos, muscarínicos e do sistema nervoso central.

    E) ERRADO. Os opiáceos ativam os receptores opioides, que são acoplados à proteína G inibitória levando a diminuição do influxo de cálcio e menor liberação de neurotransmissores envolvidos na dor. Não possuem atividade anticolinesterásica. 

    Gabarito do professor: Alternativa D.