SóProvas


ID
1728694
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

A entomologia é utilizada em investigação de tráfico de entorpecentes, maus-tratos, danos em bens, imóveis, contaminação de materiais e produtos estocados ou morte violenta, entre inúmeros outros casos que se apresentam no âmbito judicial. Os conhecimentos entomológicos podem servir de auxílio para revelar o modo e a localização da morte do indivíduo, além de estimar o tempo de morte ou intervalo pós mortem (IPM). A diferença na exploração do cadáver ao longo de cada etapa de decomposição e o conhecimento do tempo ocupado por cada estágio de desenvolvimento do inseto, associado a parâmetros abióticos como temperatura e umidade, permitem a utilização desses artrópodes para auxiliar na estimativa do IPM. Os insetos frequentemente utilizados nesses estudos são dípteros pertencentes às famílias:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa A

    ENTOMOLOGIA FORENSE é a aplicação do estudo da biologia de insetos e outros artrópodes em processos criminais. É comumente associada a investigações de morte, ajudando a determinar local e tempo dos incidentes de acordo com a fauna encontrada no cadáver e o estágio de desenvolvimento desta. Pode ser dividida em 2 subcategorias: urbana e médico-legal.

    ENTOMOLOGIA FORENSE MÉDICO-LEGAL: A entomologia forense médico-legal estuda evidências suscetíveis baseada em estudos de artrópodes em eventos como assassinato, suicídio, estupro, abuso físico e contrabando. Em investigações de assassinato, lida com que insetos depositam ovos quando e onde, e em que ordem aparecem nos cadáveres. Dito isso, pode ajudar a determinar o intervalo post mortem (IPM) e local da morte em questão. Como a maioria dos insetos exibem um certo grau de endemismo (só existem em determinados locais), ou uma fenologia bem definida (ativos somente em uma dada estação, ou etapa do dia), sua presença associada a outras evidências pode demonstrar potenciais ligações a tempo e local de onde o evento pode ter ocorrido.


    INSETOS DE IMPORTÂNCIA FORENSE:

    Moscas (Ordem Diptera): são, muitas vezes, as primeiras a chegar ao local. Elas preferem um cadáver úmido para as larvas se alimentarem, dado que o cadáver é para elas mais fácil alimentam-se. As famílias mais importantes são: Calliphoridae, Fanniidae, Heleomyzidae , Muscidae, Piophilidae , Phoridae , Sarcophagidae , Sepsidae , Sphaeroceridae, Stratiomyidae .

    Escaravelhos (Ordem Coleoptera): são geralmente encontrados nos cadáveres quando estes se encontram mais decompostos. Em condições mais secas, os escaravelhos podem ser substituídos por moscas da Família (Psychodidae). Famílias mais importantes: Cleridae , Dermestidae , Histeridae , Nitidulidae , Scarabaeidae , Silphidae , Staphylinidae , Trogidae

    Ácaros (subclasse Acari):


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Entomologia_forense

  • DermestidaeCleridae e Silphilidae são coleopteros (besouros). 
    Calliphoridae e Sarcophagidae são dipteros (moscas). 

  • O enunciado nos deu uma aula sobre Entomologia Forense e suas diversas aplicações e depois pediu qual alternativa apresenta dípteros.

         Logo a letra A! Duas importantes famílias da ordem Diptera. Vamos ver as demais.

         (B) Dermestidae é uma família de Coleoptera (besouros).

         (C) Cleridae é uma família de Coleoptera.

         (D) Silphidae (não Silphilidae) e Dermestidae são famílias de Coleoptera.

         (E) novamente Dermestidae é uma família de Coleoptera.

         Todas as famílias de besouros citadas são de importância forense.

    Gabarito: A

  • Só para complementar:

    As famílias Calliphoridae (varejeira) e Sarcophagidae (mosca das carnes) são de grande importância no estabelecimento do IPM, pois são dípteros que colonizam o corpo mais precocemente e possuem um padrão de sucessão previsível no processo de decomposição corporal.

    Fonte: PASSAGLI, Marcos et al. Toxicologia forense: teoria e prática. 5° ed. Millennium, 2018.