SóProvas


ID
1729006
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre o serviço de diretório LDAP, analise as afirmativas a seguir:
I – O LDAP armazena seus dados em um banco de dados compatível com SQL.
II - O Distinguished Name (DN) serve como identificador único para cada uma das entradas do LDAP
III - É baseado em um subconjunto mais simples do padrão X.500.
Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra D

    I) Falso. O LDAP armazena os dados em formato de árvore. A forma em que os diretórios armazenam suas informações é hierárquica e não relacional, ou seja, em sistemas de diretórios LDAP não temos tabelas de dados como temos em bancos relacionais (como MySQL, Oracle, SQL Server...). No lugar de tabelas, os dados são organizados em uma DIT (Directory Information Tree - Árvore de informação do diretório), que é uma árvore onde cada vértice é um registro (onde um registro é um conjunto de informações sobre determinado objeto que queremos guardar). 

    II) Verdadeiro. Cada entrada deverá ter um identificador único para o objeto. Exemplo: DN: cn=voip,ou=pop-ce,dc=rnp (identificador único).

    III) Verdadeiro. O conceito primário do X.500 é que há um único Directory Information Tree (DIT), uma organização hierarquizada de entradas que são distribuídas por servidores. Uma entrada consiste de um conjunto de atributos, cada atributo com um ou mais valores. Cada entrada tem um único Distinguished name, formado pela combinação de seu Relative distinguished name (RDN), um ou mais atributos da própria entrada, e o RDN de cada entrada superior hierarquicamente até a raiz do DIT.

    Fontes:

    https://www.vivaolinux.com.br

    https://pt.wikipedia.org/wiki/X.500

  • Gabarito D

    Apenas a alternativa I é falsa, pois o LDAP armazena os dados em formato de árvore. A forma em que os diretórios armazenam suas informações é hierárquica e não relacional, ou seja, em sistemas de diretórios LDAP não temos tabelas de dados como temos em bancos relacionais (como MySQL, Oracle, SQL Server...). No lugar de tabelas, os dados são organizados em uma DIT.

     

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !