SóProvas


ID
172936
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O objetivo principal de um servidor proxy é possibilitar que máquinas de uma rede privada possam acessar uma rede pública, como a Internet, sem que para isto tenham uma ligação direta com esta.
O Servidor proxy costuma ser instalado em uma máquina que tenha acesso direto à Internet, sendo que as demais efetuam as solicitações por meio desta.
A configuração do squid fica gravada em um determinado arquivo e em um diretório específico.
Esse arquivo e esse diretório são conhecidos, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  •  Resposta : Letra c)

     O servidor proxy costuma ser instalado em uma máquina que tenha acesso direto à Internet, sendo que as demais efetuam as solicitações através desta. Justamente por isto este tipo de servidor é chamado de proxy, pois é um procurador, ou seja, sistema que faz solicitações em nome dos outros.

    Para quem não conhece, o Squid é um servidor proxy, ou seja, é um programa que permite que vários computadores naveguem na internet através do computador na qual o Squid está instalado. Com o Squid também é possível bloquear o acesso à internet, liberando sites ou IP’s, bloqueando sites como o Orkut e programas como o MSN Messenger. Atualmente é um dos melhores (senão o melhor) na sua área. É um programa leve que pode ser rodado até em máquinas antigas, como 486 e Pentium 100 mhz, sem perda de performance.
    O Squid pode ser instalado tanto em Linux quando em Windows, porém neste último é necessária a instalação do Cygwin, que nada mais é do que um emulador do shell do Linux para Windows.

    Utilizando o arquivo /etc/squid/squid.conf  é possivel configurar o Squid. Este arquivo define as configurações, tais como o número da porta HTTP em que o Squid ouvirá os pedidos HTTP, pedidos de entrada e saída, informações de timeout e dados de acesso ao firewall. O arquivo é criado durante a instalação do Squid