Gabarito A
Um ataque de negação de serviço (também conhecido como DoS Attack, um acrônimo em inglês para Denial of Service), é uma tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para os seus utilizadores. Alvos típicos são servidores web, e o ataque procura tornar as páginas hospedadas indisponíveis na WWW. Não se trata de uma invasão do sistema, mas sim da sua invalidação por sobrecarga. Os ataques de negação de serviço são feitos geralmente de duas formas:
Forçar o sistema vítima a reinicializar ou consumir todos os recursos (como memória ou processamento por exemplo) de forma que ele não possa mais fornecer seu serviço.
Obstruir a mídia de comunicação entre os utilizadores e o sistema vítima de forma a não se comunicarem adequadamente.
Num ataque distribuído de negação de serviço (também conhecido como DDoS, um acrônimo em inglês para Distributed Denial of Service), um computador mestre denominado Master pode ter sob seu comando até milhares de computadores Zombies, literalmente zumbis. Nesse caso, as tarefas de ataque de negação de serviço são distribuídas a um "exército" de máquinas escravizadas.
O ataque consiste em fazer com que os Zombies (máquinas infectadas e sob comando do Mestre) se preparem para aceder a um determinado recurso num determinado servidor numa mesma hora de uma mesma data. Passada essa fase, na determinada hora, todos os zombies (ligados e conectados à rede) acedem ao mesmo recurso do mesmo servidor. Como servidores web possuem um número limitado de utilizadores que pode atender simultaneamente (slots), o grande e repentino número de requisições de acesso esgota esse número, fazendo com que o servidor não seja capaz de atender a mais nenhum pedido.
Dependendo do recurso atacado, o servidor pode chegar a reiniciar ou até mesmo ficar travado.
Vírus conhecidos criados para a distribuição de rotinas de ataque de negação de serviço incluem "Codered", "Slammer", "MyDoom", que escravizam o infectado. Ferramentas conhecidas de ataques DDos incluem "Fabi" (1998), "Blitznet", "Trin00" (jun/1999), "TFN" (ago/1999), "Stacheldraht" (set/1999), "Shaft", "TFN2K" (dez/1999), "Trank".
Uma outra estratégia de ataque seria por meio dos botnets praticando ataques de negação de serviço contra alvos remotos..
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !