SóProvas


ID
1729681
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Um pesquisador queria analisar a expressão diferencial de vários genes após o tratamento de células tumorais com uma nova droga.
Para esta análise, a melhor técnica a ser empregada seria:

Alternativas
Comentários
  • A fonte é fraca, más talvez ajude.

    O princípio da técnica de microarranjo consiste na hibridização entre uma sonda (cDNA ou oligonucleotídeo) e uma molécula-alvo marcada com fluoróforo, usualmente um cDNA. As sondas contêm sequências complementares às moléculas-alvo correspondendo a uma parte específica de um gene e são fixadas em uma superfície sólida através de agulhas robotizadas, fotolitografia ou por impressão a jato. O RNA mensageiro extraído das amostras a serem analisadas são utilizados como moldes para a formação do cDNA. Este cDNA é então marcado com fluoróforo para posterior hibridização.

     

    Uma das aplicações da técnica de microarranjo mais utilizada é a comparação entre duas amostras distintas (por exemplo, uma amostra de doença e uma amostra saudável); nesta condição, moléculas de DNA provenientes das duas amostras são marcadas com CY3 (verde) e CY5 (vermelho), e hibridizadas às sondas no microarranjo. Apenas as moléculas que hibridizarem com avidez às sondas serão lidas como um sinal de fluorescência por um scanner, e as moléculas que não se ligarem às sondas serão retiradas após sucessivas lavagens, permitindo somente a identificação de moléculas complementares às sondas. Posteriormente a leitura no scanner de fluorescência é feita a digitalização das imagens e análise estatística.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Microarranjo_de_DNA

  • MICROARRANJOS - As principais aplicações são no estudo do perfil de expressão gênica e a análise da variação do DNA.

    A hibridização de microarranjos permite realizar muitos ensaios de hibridização simultaneamente. Milhares de sondas não marcadas de DNA, ou de oligonucleotídeos, são fixadas em uma superfície sólida, em formato de grade de alta densidade, sendo utilizadas para fazer a triagem de populações de amostras complexas de DNA ou RNA marcadas em solução.