-
Alguém sabe explicar o porquê da C estar certa e da D estar errada?
Achei a C forçada, e não vejo problemas na D...
-
Amanda, também não sei e achava que a resposta fosse a D, mas acredito que tenha relação com "inferiores ao plano de trabalho".
-
Áreas iluminantes podem ser janelas fixas em fita nas extremidades superiores da parede por toda sua extensão, com isso sendo uma iluminação constante, passiva e natural.
c) Peitoril é uma base emoldurada fixada na base das janelas que se projeta além da parede. Tem função de apoio para as pessoas e proporciona melhor acabamento interno e externo do imóvel. É importante não confundir peitoril com parapeito ou guarda-corpo.
Leia mais em:
Copyright © E-Civil
-
Acredito que peitoris envidraçados inferiores ao plano de trabalho façam o efeito inverso e ofusquem a visão do mesmo.
-
A resposta C faz referência a um dos 5 pontos da nova arquitetura de Le Corbusier, as famosas JANELAS EM FITA. Favorecendo a iluminação natural e já agregando valor a ornamentação da fachada externa.
-
a-) a borda inferior da janela deve situar-se o mais próximo possível do piso, para diminuir as áreas escuras do ambiente.
Não é apenas a borda inferior que assegura a iluminação adequada.
B-) a localização da borda superior das janelas deve ser o mais afastada do forro quanto possível, para aumentar a superfície refletora do mesmo.
Assim diminuiria.
C-) as áreas iluminantes devem ser contínuas e se estender até o forro, em altura, e até a largura da parede que o contém.
Sim, essa é uma descrição das Janelas em fita, que é um dos cinco pontos da Nova Arquitetura propostos por Le Cobursier .Consiste na total cobertura da fachada de um edifício com uma fita composta por janelas horizontais contínuas, sem afetar diretamente a estrutura.
D-) os peitoris envidraçados inferiores ao plano de trabalho, contribuem para a iluminação natural do ambiente.
A banca quis confundir o termo com parapeito: parede ou outro tipo de proteção que se ergue na altura do peito ou pouco mais abaixo, à borda de janelas, varandas, terraços, pontes etc.
E-) a uniformidade da iluminação melhora quando a borda inferior da janela está situada a uma altura pelo menos igual à metade da profundidade do local onde ela está.
Acredito que essa não entra em um contexto real. A altura do peitoril seria de quanto? Dependendo do ambiente essa metade não daria para instalar nem na altura mínima o peitoril, rsrsrs.
Gabarito: C
-
Esses enunciado não parece estar bem relacionado a resposta, mas....
-
A - a borda inferior da janela deve situar-se o mais próximo possível do piso, para diminuir as áreas escuras do ambiente.
Errada. Para fins de iluminação, não se considera a luz que entra abaixo do plano de trabalho.
B - a localização da borda superior das janelas deve ser o mais afastada do forro quanto possível, para aumentar a superfície refletora do mesmo.
Errada. Quanto mais próxima a borda superior da janela ao forro, maior a superfície refletora do mesmo, diminuindo áreas escuras que o rodeiam.
C - as áreas iluminantes devem ser contínuas e se estender até o forro, em altura, e até a largura da parede que o contém.
Gabarito. "Em geral, é recomendável que as áreas iluminantes sejam contínuas e se estendam até o forro, em altura, e até a largura da parede que a contém."
D - os peitoris envidraçados inferiores ao plano de trabalho, contribuem para a iluminação natural do ambiente.
Errada. Os peitoris envidraçados inferiores ao plano de trabalho não contribuem para a iluminação, pois não se considera as áreas envidraçadas abaixo desse nível no cálculo de iluminação natural.
E - a uniformidade da iluminação melhora quando a borda inferior da janela está situada a uma altura pelo menos igual à metade da profundidade do local onde ela está.
Errada. A uniformidade da iluminação melhora quando a borda superior está situada a uma altura pelo menos igual à metade da profundidade do local.
Fonte: Energia na Edificação, Lucia Mascaró
Insta: @revisa.arq