SóProvas


ID
1731838
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando o modelo IS/LM sem os casos denominados clássico ou da armadilha da liquidez, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    a) Incorreta. O aumento dos recolhimentos significa política monetária restritiva, o que desloca a LM para a esquerda, aumentando os juros.

    b) Incorreta. O aumento no nível geral de preços faz a oferta real de moeda (M/P) cair, deslocando a LM para a esquerda, o que altera o equilíbrio no mercado monetário.


    c) Incorreta. O único modelo em que os investimentos não dependem da taxa de juros é modelo keynesiano simplificado. Quando se trata do modelo IS-LM, os investimentos são inversamente relacionados à taxa de juros.


    d) Correta. A compra de títulos públicos é política monetária expansiva, o que desloca a LM para a direita, reduzindo os juros.


    e) Incorreta. O aumento dos gastos públicos desloca a IS para a direita, aumentando os juros.


    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-apo-mpog-esaf-prova-de-economia-resolvida/

    bons estudos

  • Está desatualizada

  • Obrigada, Denilson

  • § 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.

    Dracarys

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    Vamos analisar cada uma das alternativas. 

    a) tudo mais constante, o aumento dos recolhimentos compulsórios reduz a taxa de juros. 

    • Errado. O aumento dos compulsórios equivale a uma política monetária restritiva, o que desloca a curva LM para a esquerda e aumenta a taxa de juros. 

    b) um aumento no nível geral de preços não altera o equilíbrio nos mercados de bens e monetário. 

    • Errado. Tenha em mente que o aumento no nível de preços aumentará a demanda por moeda e aumentará a taxa de juros. Como vimos, as taxas de juros têm efeitos no mercado de bens e monetário. 

    c) os investimentos não dependem da taxa de juros. 

    • Muito errado. Todo o modelo IS-LM é baseado na influência dos juros no nível de investimentos. 

    d) tudo mais constante, a compra de títulos públicos por parte do Banco Central reduz a taxa de juros. 

    • Certo! A compra de títulos públicos pelo Banco Central é uma política monetária expansionista, que desloca a curva LM para a direita e reduz a taxa de juros. 

    e) um aumento na renda provocado por um aumento nos gastos públicos reduz a taxa de juros. 

    • Errado. O aumento dos gastos públicos desloca a curva IS para a direita e, portanto, aumenta a renda e a taxa de juros. 

    ===

    PRA  AJUDAR:

    Q387870 ➜ Política monetária consiste nas medidas que o governo adota para controlar a oferta monetária e a taxa de juros e, com isso, afetar a atividade econômica. Uma política monetária expansionista tem como efeito deslocar a curva de oferta monetária para a esquerda, aumentando a taxa de juros.  (ERRADO)

    • A política monetária expansionista tem por efeito reduzir a taxa de juros, e por isso a questão está errada. Além disso, a curva de oferta monetária deslocada para a direita

    ===

    Q547819 ➜ Na construção da tradicional curva LM, a oferta real de moeda tem o formato de uma reta vertical, enquanto a demanda real de moeda é negativamente inclinada. No mercado monetário, o equilíbrio implica uma curva LM de inclinação positiva. (CERTO)

    • A oferta monetária é vertical pois ela não depende da taxa de juros, sendo decidida pela autoridade monetária. Já a demanda monetária depende negativamente das taxas de juros e positivamente da renda, determinando seu formato crescente. Por fim, a curva  LM tem inclinação positiva

    ===

    Q626416 ➜ No modelo keynesiano generalizado, tem-se que a política fiscal tem eficiência máxima quando a economia se encontra em uma situação conhecida na literatura por “armadilha de liquidez”. (CERTO)

    • Na  armadilha  da  liquidez,  a  política  fiscal  tem  efeito  máximo  devido  à  ausência  do  efeito crowding out. 
    • Caso a demanda por moeda seja infinitamente elástica em relação à taxa de juros (Armadilha de liquidez ou trecho keynesiano), a política fiscal tem efeito maximo e a política monetária tem efeito nulo