SóProvas


ID
173251
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral

A abordagem que prioriza a importância de compreender e conhecer os subordinados, seus pares e suas necessidades, de modo a motivá-los e a obter por meio deles melhores resultados denomina-se

Alternativas
Comentários
  • A cultura , que é o conjunto de pressupostos básicos  e valores a qual um grupo inventou , descobriu ou desenvolveu , suficientemente válidos para serem repassados causa o clima , que é o ambiente ou atmosfera a qual se desenvolve psicologicamente o trabalho que causa o sentimento , como por exemplo a frustração , que causa o comportamento , como exemplo o comportamento bravo que advém do sentimento de frustração .Não confundir sentimento com comportamento . Esse advém do sentimento , é alguma atitude em razão do sentimento .

    MOTIVAÇÃO é um sentimento que provoca comportamentos adequados quando presente ou sentimento inadequado quando não presente

  • A questão enquadra-se na abordagem comportamental :

    Na abordagem comportamental a preocupação se desloca da estrutura para os processos e dinâmica organizacionais,isto é, com o comportamento organizacional. Sendo assim,neste tipo de abordagem, predomina a ênfase nas pessoas, inaugurada com a Teoria das Relações Humanas,dentro de um contexto organizacional.


  • TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
    ( Behavioral Sciences Aproach )
    Conceituação

    A abordagem comportamental da ciência administrativa propõe o abandono de posições normativas e descritivas e a adoção de uma posição humanística e descritiva, mantida portanto, a ênfase nas pessoas.

    Esta abordagem diferencia-se da apresentada por Jonh B. Watson, que trabalhou o enfoque individual através da realização de experimentos em laboratório, analisando:

    aprendizagem
    estímulo e reações
    hábitos
    etc.
     

  • C) Incorreta ;   e o que seria?

    A Abordagem Contingencial (ou Teoria da Contingência) surgiu, juntamente com a Abordagem Sistémica, na sequência da detecção de diversas limitações das escolas de gestão anteriores, nomeadamente a Escola Clássica e a Escola Comportamental.

    A Abordagem Contingencial apresenta como princípio base o facto de que as organizações não actuam isoladamente, estando sujeitas a diversos tipos de contingências (contingência significa algo cuja ocorrência é incerta ou eventual sendo a sua confirmação possível apenas pela experiência e pela evidência e não pela razão). Tudo o que acontece na sua envolvente externa, quer a nível sociológico, tecnológico político ou demográfico poderá condicionar a sua actividade, a sua estrutura organizacional, a sua gestão e as decisões dos seus gestores. Por isso, segundo a Abordagem Contingencial, não é possível estabelecer uma única forma óptima de gerir as organizações: cada situação específica requer um tipo de gestão específica

  • Teoria comportamental é um desdobramento da Teoria das Relações humanas, o livro: "O comportamento administrativo", de Heber A. Simon, de 1947, marca o inicio e as origens  da teoria comportamental, fazendo reservas críticas  á Teoria Classica e a algumas as ideias da Teoria da Relações Humanas que posteriormente adotou algumas correções ampliando os conceitos e diversificando a essencia dos mesmos(CHIAVENATO, 2003). Um dos comportamentos da Teoria Comportamental da Administração é a motivação Humana, onde a teoria administrativa recebeu vultosa contribuição.



    Os autores dessa teoria verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para conhecer melhor o seu comportamento e poder usar a motivação como meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.



    Esssa teoria tambem é conhecida como teoria Behaviorista, por causa dos estudos sociopsicológicos feitos por seus autores, que se aprofundaram nos estudos no campo da Motivação Humana, na qual prestou muitas contribuições à teoria administrativa



    A teoria comportamental tem abordagem explicativa e descritiva, atuando nas organizações formal e informalmente. Possui ênfase nas pessoas e no ambiente. Sua concepção é de um homem administrativo, tomador de decisões quanto à participação nas organizações.



    Fomal + Informal / Recompensas materiais e sociais/ Equilíbrio ente a teoria clássica e teoria da relações humanas/ preferencias vocacionais. Analise interorganizacional.



    Bons estudos a todos =DD

  • Teorias Comportamentais: Foco nos estilos de liderança diante dos seguidores. Teorias Contingenciais: Foco na adequação do comportamento do líder às diferentes características situacionais. “LABOR OMINIA VINCIT IMPROBUS” – O TRABALHO PERSISTENTE VENCE TUDO
  • Pessoal, talvez para alguns esse comentário pode servir.

    Essa matéria, sempre digo baseado em minhas opniões e por estar estudando algum tempo para concursos diversos, possui muitas questões com um toque subjetivo, nada é concreto como no direito que é a área que mais estudo. Então uma matéria baseada em conceitos com muitos estudiosos e tudo mais. Mas a dica que eu posso apresentar por estar dando certo no meu estudo é conhecer o conceito de palavras chaves, por exemplo, até que óbvio, falou em situacional lembre-se de situação que tudo depende da situação, falou em comportamento, comportamental e assim por diante.

    Estou estudando a pouco tempo e percebi a complexidade da matéria, mas não perdi a esperança.