SóProvas


ID
1732708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação à arquitetura e ao acesso a banco de dados, julgue o item a seguir.

As linguagens de programação podem ser utilizadas no nível conceitual para que visualize a parte do banco de dados de interesse.


Alternativas
Comentários
  • Silberschatz−Korth−Sudarshan: Database System Concepts, Fourth Edition. At the logical level, each such record is described by a type definition, as in the previous code segment, and the interrelationship of these record types is defined as well. Programmers using a programming language work at this level of abstraction. Similarly, database administrators usually work at this level of abstraction.

  • O próprio nome já diz: "Conceitual" - nível em que se trabalha os principais conceitos do banco de dados, conceitos esses fornecidos pelos futuros usuários e organizados pelo analista. Se utilizarmos linguagem de programação, os usuários dificilmente entenderão como funciona o banco de dados que pretendem operar.

  • Ano: 2011Banca: CESPEÓrgão: TJ-ESProva: Analista Judiciário - Análise de Banco de Dados


    O acesso do usuário ao banco de dados, que ocorre no nível do “esquema externo”, classifica-se em interativo ou em modo batch. No primeiro caso, ocorre por meio de uma sublinguagem de dados, tal como a SQL; e, no segundo, por meio de um programa aplicativo, escrito em Java, C++ ou C, que contém um subconjunto de comandos que disponibilizam uma sublinguagem de dados

    certa

  • Boa Fábio! Com uma frase resumiu o conceito! Obrigado!

  • ERRADO. 

    As linguagens de programação podem ser utilizadas no nível conceitual para que visualize a parte do banco de dados de interesse.

    As linguagens de programação podem ser utilizadas no nível externo/de visões para que visualize a parte do banco de dados de interesse.

     

    Abstração de dados

    Nível físico: o nível mais baixo de abstração descreve como os dados estão realmente armazenados. No nível físico, complexas estruturas de dados de baixo nível são descritas em detalhes;

    Nível conceitual: o próximo nível de abstração descreve quais dados estão armazenados de fato no banco de dados e as relações que existem entre eles. Aqui o banco de dados inteiro é descrito em termos de um pequeno número de estruturas relativamente simples. Embora as implementações de estruturas simples no nível conceitual possa envolver complexas estruturas de nível físico, o usuário do nível conceitual não precisa preocupar-se com isso. O nível conceitual de abstração é usado por administradores de banco de dados, que podem decidir quais informações devem ser mantidas no BD;

    Nível de visões: o mais alto nível de abstração descreve apenas parte do banco de dados. Apesar do uso de estruturas mais simples do que no nível conceitual, alguma complexidade perdura devido ao grande tamanho do banco de dados. Muitos usuários do sistema de banco de dados não estarão interessados em todas as informações. Em vez disso precisam de apenas uma parte do banco de dados. O nível de abstração das visões de dados é definido para simplificar esta interação com o sistema, que pode fornecer muitas visões para o mesmo banco de dados.

     

    Uma analogia com o conceito de tipos de dados em linguagens de programação pode esclarecer a distinção entre os níveis de abstração. A maioria das linguagens de programação de alto nível tem suporte para a noção de um tipo de registro. Por exemplo, numa linguagem como Pascal podemos declarar um registro assim:

     

    type cliente = record

          nome: string;

          rua: string;

          cidade: string; 

    end;

     

    Isto define um novo registro chamado cliente com três campos. Cada campo tem um nome e um tipo associado a ele. Um banco privado pode ter diversos tipos de registros incluindo: contas, com campos número e saldofuncionário, com campos nome e salário.

    No nível físico, um registro cliente, conta ou funcionário pode ser descrito como um bloco de posições de armazenamento consecutivas (por exemplo, palavras ou bytes). No nível conceitual, cada registro destes é descrito por uma definição de tipo, ilustrado anteriormente e o inter-relacionamento entre esses tipos de registros é definido. Finalmente, no nível de visões, diversas visões do banco de dados são definidas, por exemplo: os contadores de um banco vêem apenas a parte do banco de dados que possui informações sobre contas dos clientes. Eles não podem ter acesso a informações que se referem a salários dos funcionários.

     

     

  • Nível Externo ou de Visões

     

    O mais alto nível de abstração

    Descreve a visão da base de dados do ponto de vista do usuário.

    Cada visão descreve cada parte da base de dados que o grupo está interessado, e esconde o resto.

     

    Nível Conceitual ou Lógico

    Nível intermediário de abstração

    Descreve a estrutura do BD sob o ponto de vista do administrador do BD

    Descreve entidades, atributos, relacionamentos, operações e restrições

    Independe de qualquer aplicação

     

    Nível Interno ou Físico

    É o nível mais baixo de abstração

    Descreve como os dados estão realmente armazenados

  • Entendi foi nada. Nível lógico e conceitual não são a mesma coisa?

  • As linguagens de programação podem ser utilizadas no nível conceitual para que visualize a parte do banco de dados de interesse.

    ~> O nível do banco de dados referentes à parte de interesse do usuário é o Nível Externo(Nível de Visão ou Nível Lógico do Usuário).

    ~> Não confunda nível lógico com modelo lógico.

    ~> É nesse nível que o usuário do BD faz alguma transação de uma parte da informação (as que lhe são úteis). Imaginem um sistema integrado de uma universidade. Ao acessar esse sistema, o aluno tem à sua disposição apenas uma parte do banco de dados, ou seja, ele acesso o banco de dados no nível externo de visão ou lógico.

  • Parabens, Eriga, por postar sua duvida, ao inves de se meter a sabichão(como muitos fazem) e postar coisa errada e sem fonte.

    Na verdadade, a linguagem de programação atua no nível lógico.

    Este autor[1] diz o seguinte: "Independência lógica de dados é a capacidade de alterar o esquema conceituai sem ter de alterar os esquemas externos ou os programas de aplicação. Depois que o esquema conceituai passa por uma reorganização lógica, os programas de aplicação que referenciam as construções do esquema externo devem trabalhar da mesma forma que antes. As mudanças nas restrições podem ser aplicadas ao esquema conceituai sem afetar os esquemas externos ou os programas de aplicação".

    Perceba q no nível conceitual eu não tenho nada, exceto conceitos, e q a construção dos programas de aplicação, naturalmente, via linguagens de programação, ocorrem no nível lógico.

    Fonte:

    [1] SBD, E&N

  • Aquela questão que faz falta um BOM COMENTÁRIO de um professor!!

  • Linguagens de Programação -> Nível/esquema EXTERNO (USUÁRIO)

    Errada!

    Cuidado pra não confundirem Nível/esquema com MODELO...

  • As linguagens de programação é feita no nível externo.

  • Então as linguagens de programação NÃO PODEM ser utilizadas no NÍVEL conceitual?

  • "Com relação à arquitetura e ao acesso a banco de dados, julgue o item a seguir."

    Está havendo uma confusão entre implementação de um BD e o acesso aos dados em um BD já implementado ( arquitetura de Três esquemas= (ANSI/SPARC))

    Modelagem= construção=implementação de um banco de dados( para criar um banco de dados):

    Conceitual -> lógico -> físico

    Três esquemas do SGBD(ANSI/SPARC) :{banco de dados já está criado( acessar os dados )}

    Nível externo -> nível conceitual -> nível interno

    O Navathe corrobora o entendimento trazido pelo Mister Robot na questão do cespe de 2011:

    "Em um SGBD baseado na arquitetura de três-esquemas, cada grupo de usuários refere-se somente ao seu próprio esquema """externo"". Consequentemente, o SGBD deve transformar uma solicitação definida no esquema externo em uma solicitação do esquema conceitual, para, então, transformá-la em uma solicitação do esquema interno, a fim de processar o banco de dados armazenado.

    O nível externo ou visão (view) abrange os esquemas externos ou visões de usuários. Cada esquema externo descreve a parte do banco de dados que um dado grupo de usuários tem interesse e oculta o restante do banco de dados desse grupo. "

    Referências:

    (Navathe; sistemas de banco de dados, P. 23 , 7 , 10 e 33)

  • Na Modelagem Conceitual discute-se os aspectos do negócio e não da tecnologia.

    Fonte: FocusConcursos