Moçada, nas últimas semanas, meu pvt tem sido bombardeado vários pedidos pra comentar essa questao. E, atentendo a milhares de pedidos, resolvi comenta-la. Vejam nesse video quanta gente interessada!!!
https://www.youtube.com/watch?v=8rj_S92lmus&t=25s
Bem, questão polêmica essa. Eu pesquisei em alguns autores e nenhum bateu o martelo (ou outra coisa qqr) sobre esse ponto exato q a questão coloca. Me refiro a um autor PG não a essas porcaiadas q se encontram por aí.
Recomendo a vcs darem uma lida no capitulo 16 do Navathe[1], sobre Tuning em BD (MAS É PRA LER O CAPÍTULO INTEIRO, E NÃO DUAS OU 3 LINHAS!!! E DEPOIS VIR AQUI COMENTAR COM SE FOSSE O PROPRIO NAVATHE EM PESSOA!!!)
Vcs vão chegar mais ou menos no q a questão diz. O autor não afirma explicitamente, mas eu compreendi perfeitamente a questao qdo li esse capitulo. O assunto é tão importante, q, como disse, o autor dedica um capitulo interiro só falando disso. Veja alguns trechos!!!
Sintonizar é uma atividade contínua — parte da manutenção do sistema que perdura durante todo o ciclo de vida de um banco de dados, contanto que o banco de dados e as aplicações continuam evoluindo ou à medida que forem surgindo problemas de desempenho.
Como os requisitos do sistema de banco de dados mudam, freqüentemente é necessário adicionar ou remover tabelas e reorganizar alguns arquivos, mudando métodos de acesso primários, excluindo ou definindo novos índices. Para melhorar o desempenho, podem ser reescritas algumas consultas ou transações. A sintonização do banco de dados continua ao longo de sua existência, considerando que possam ser descobertos problemas de desempenho e que os requisitos possam mudar.
A maioria dos problemas mencionados anteriormente pode ser resolvida por meio do ajuste apropriado de parâmetros físicos do SGBD, da alteração das configurações de dispositivos, da alteração de parâmetros do sistema operacional e de outras atividades similares. As soluções normalmente estão ligadas a sistemas específicos. Normalmente, os DBAs são treinados para tratar esses problemas de sintonização em SGBDs específicos.
Mas como a geração gnutella/tik tok e mimizenta pode não ficar satisfeita, trago, a essa geração uma fonte alternativa q é mais clara!!!
Segundo[1], "O objetivo principal do trabalho de tuning é minimizar o tempo de resposta e recuperação dos dados das aplicações. Em um Banco de Dados, os 3 tipos de atividades de tuning que podem ser realizadas, são: Planejamento de performance, Tuning de instância/BD e SQL Tuning. Um ponto muito importante é que a maior parte dos problemas de performance estão em instruções SQL ruins"
Por fim, sinto se desapontei em não responder a questão de forma direta. Como disse, ela é polẽmica e, inclusive, da margens para recursos!!!
Fonte:
[1] SBD, E&N
[2] https://www.profissionaisti.com.br/tuning-em-banco-de-dados-o-que-e-isso/
✅Gabarito(Errado)
Pletsch (2005) afirma que a maior parte dos problemas de desempenho em banco de dados relacionais, assim como no SQL Server, são causados por instruções SQL mal escritas, pois a forma que o SGBD utilizará para responder uma requisição de um aplicativo será definida através da forma que a instrução SQL é elaborada.
Fonte:https://pt.scribd.com/document/327324445/otimizar-sql
https://docplayer.com.br/18313196-Praticas-e-ferramentas-para-otimizacao-do-desempenho-de-banco-de-dados-sql-server.html
PLETSCH, Edson Luis. Avaliação das Técnicas de Desempenho em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Relacionais
Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Universitário Feevale Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciência da Computação, 2005.