SóProvas


ID
173275
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Lightweight Directory Access Protocol (LDAP) é um protocol destinado à comunicação entre servidores LDAP e clients LDAP. Nesse processo, clients LDAP acessam diretórios armazenados por servidores LDAP. O "L" de LDAP significa lightweight porque ele é um procolo pequeno e fácil, derivado do X.500 Directory Access Protocol (DAP) definido na arquitetura OSI / ISO. Servidores LDAP armazenam informação em diretórios no formato hierárquico, existindo quatro modelos, dos quais dois são descritos a seguir:

I. Descreve as operações que podem ser executadas na informação armazenada no diretório LDAP.

II. Descreve como a informação no diretório LDAP pode ser protegida de acesso não autorizado.

Os modelos descritos são denominados, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Modelo de Informação: define o tipo de informação que pode ser armazenada em um diretório LDAP;
    Modelo de Nomes: define como a informação no diretório LDAP pode ser organizada e referenciada;
    Modelo Funcional: define o que pode ser feito com a informação no diretório LDAP e como ela pode ser acessada e alterada;
    Modelo de Segurança: define como a informação no diretório LDAP pode ser protegida de acessos ou modificações não autorizadas;

  • Só complementando mais um pouco sobre o assunto:
    O modelo de nomes é o que trata da organização da DIT, como os RDNs e os DNs, já o modelo de informações é o que trata dos atributos, das objectclasses, dos schemas, etc.
    O modelo de segurança trata de aspectos como autenticação e autorização. No LDAP, podemos ter vários usuários além do administrador. Na verdade, caso você deseje, o LDAP pode tratar cada registro da DIT como um usuário.
    Para dizer o que cada usuário terá permissão de fazer (ler ou modificar) e em quais registros ele poderá fazer isso (registros próprios dele ou dos outros), existem as ACLs (Access Control Lists).
    O modelo funcional é o que descreve o que poderemos fazer com o diretório e através de quais ferramentas, como por exemplo: fazer autenticação, buscar no diretório, modificar dados, etc.