SóProvas


ID
173329
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise a citação a seguir.

"Um conjunto de atributos que têm impacto na capacidade do software de manter o seu nível de desempenho dentro de condições estabelecidas por um dado período de tempo."

A Norma que integra os conceitos de ambiente, estratégias e planejamento de testes, é conhecida por:

Alternativas
Comentários
  • a) ISO 12207: Errada.

    A ISO/IEC 12207 é a norma ISO/IEC que define processo de desenvolvimento de software.

    b) ISO 15504: Errada.

    A ISO/IEC 15504, também conhecida como SPICE, é a norma ISO/IEC que define processo de desenvolvimento de software. Ela é uma evolução da ISO/IEC 12207 mas possui níveis de capacidade para cada processo assim como o CMMI.

    c) ISO 9126: Correta!

    ISO/IEC 9126 é uma norma ISO para qualidade de produto de software, que se enquadra no modelo de qualidade das normas da família 9000. A norma brasileira correspondente é a NBR ISO/IEC 9126. A norma 9126 se foca na qualidade do produto de software, propondo Atributos de Qualidade.

    d) IEEE 829: Errada.

    IEEE 829-1998,[1] também conhecido como o Padrão 829 para Documentação de Teste de Software,[2] é um padrão IEEE que especifica a forma de uso de um conjunto de documentos em oito estágios definidos de teste de software, cada estágio potencialmente produzindo seu próprio tipo de documento.[1][2] O padrão especifica o formato desses documentos mas não estipula se todos eles devem ser produzidos, nem inclui qualquer critério de conteúdo para esses documentos.

     

    e) MPS.BR: Errada.


    O MPS.BR ou Melhoria de Processos do Software Brasileiro é simultaneamente um movimento para a melhoria da qualidade (Programa MPS.BR) e um modelo de qualidade de processo (Modelo MPS) voltada para a realidade do mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software no Brasil.

  • Este é o conceito de confiabilidade, segundo a norma 9126.
    Lembrando dos atributos para enriquecer o conhecimento: FUCEMP
     
    Funcionalidade: capacidade de executar as funcionalidade requeridas
    Usabilidade: Capacidade de o software ser compreendido, aprendido, usado e apreciado pelo usuário, quando usado nas condições especificadas
    Confiabilidade:   Capacidade de o software manter seu nível de desempenho quando usado nas condições especificadas
    Eficiência:   Capacidade de o software operar no nível de desempenho requerido em relação à quantidade de recursos empregados, quando usado nas condições especificadas
    Manutenibilidade: Capacidade de realizar manutenções no software
    Portabilidade: capacidade de ser utilizado em diferentes ambientes.
  • Questão anulada - Conforme alteração Gabarito -
    http://www.questoesdeconcursos.com.br/concurso/justificativa/622/mec-2009-tecnologia-justificativa.pdf