-
Na prática, o certificado digital ICP-Brasil funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora - AC que, seguindo regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas. Os certificados contém os dados de seu titular conforme detalhado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora.
-
Explicando as alternativas:
a) Errada - em seus chips são armazenadas as chaves privadas dos usuários.
b) Errada - é feito por meio de uma senha pessoal, determinada pelo titular.
c) Correta - caso o computador no qual foi gerado o par de chaves criptográficas seja compartilhado com diversos usuários, não é recomendável o armazenamento da chave privada no HD.
d) Errada - o token assemelha-se a uma pequena chave que é colocada em uma entrada do computador. O trecho "requer um aparelho leitor para seu funcionamento" está incorreto, pois é uma característica do "smart card".
e) Errada - O certificado digital, diferentemente dos documentos utilizados usualmente para a identificação pessoal como CPF e RG, possui um período de validade.
Fonte: https://cryptoid.com.br/banco-de-noticias/sobre-certificacao-digital-iti/
Com foco e determinação alcançaremos nossos objetivos!
-
Letra C
" Caso o computador onde foi gerado o par de chaves criptográficas seja compartilhado com diversos usuários, não é recomendável o armazenamento da chave privada no disco rígido, pois todos os usuários terão acesso a ela, sendo melhor o armazenamento em disquete, smart card ou token. "
O que é smart card e token?
São dispositivos portáteis que funcionam como mídias armazenadoras. Em seus chips são armazenadas as chaves privadas dos usuários. O acesso às informações neles contidas é feito por meio de uma senha pessoal, determinada pelo titular. O smart card assemelha-se a um cartão magnético, sendo necessário um aparelho leitor para seu funcionamento. Já o token assemelha-se a uma pequena chave que é colocada em uma entrada do computador.
Fonte: https://cryptoid.com.br/banco-de-noticias/sobre-certificacao-digital-iti/