SóProvas


ID
1734646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere que um programa A tenha sido instalado em uma máquina com alto potencial de processamento e que retenha maior parte da informação armazenada relacionada a um dado negócio. O programa A, que se comunica com uma aplicação B instalada em outra máquina, processa informações para aplicação B conforme requisitado. A fim de que o programa A responda satisfatoriamente ao programa B, o programa A precisa interagir com outro servidor contendo um programa X. Com base nas informações dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Considerando que o programa B faça requisição ao programa A e aguarde (para o processamento) até que a resposta de A seja enviada, esta interação entre os programas é chamada de comunicação assíncrona no que se diz respeito ao processamento de B e A.

Alternativas
Comentários
  • Mensagem síncrona

  • Uma transmissão é síncrona quando, no dispositivo receptor, é ativado um mecanismo de sincronização relativamente ao fluxo de dados proveniente do emissor. Este mecanismo de sincronização é um relógio (clock) interno no dispositivo de recepção (por exemplo, modem) e determina de quantas em quantas unidades de tempo é que o fluxo de bits recebidos deve ser segmentado, de modo a que casa segmento assuma o mesmo tamanho e formato com que foi emitido.


    Uma transmissão assíncrona quando não é estabelecido, no receptor, nenhum mecanismo de sincronização relativamente ao emissor e, portanto, as sequências de bits emitidos têm de conter em si uma indicação de inicio e do fim de cada agrupamento; neste caso, o intervalo de tempo entre cada agrupamento de bits transmitidos pode variar constantemente (pois não há mecanismo que imponha sincronismo) e a leitura dos dados terá de ser  feita pelo receptor com base unicamente nas próprias sequências dos bits recebidos.


    Fonte: http://esmf.drealentejo.pt/pgescola/g2t10/html/cartip/tiptrans/sincass.htm

  • Errado. Chamada síncrona ou bloqueante.