-
O erro creio que seja o trecho "modificação e exclusão dos dados armazenados", pois sistemas OLAP se caracterizam por fornecer subsídio para tomadas de decisão, a partir
de análises realizadas sobre bases de dados históricas, por vezes com
milhões de registros a serem totalizados. Com isso, atualizar/excluir esses dados, o histórico será perdido.
-
Comentário:.Acredito que tenha faltado contextualização nesta questão, pois "os usuários" é muito abrangente, por exemplo, pode ser o técnico que faz as cargas/manutenção no DW --- logo ele deve ter permissões para leitura, inserção, modificação e exclusão dos dados armazenados. Ou pode ser um Diretor, Gerente ou Analista utilizando um ERP --- logo ele dever ter permissões apenas para analisar os dados sob diversos ângulos.
.Bons estudos!
-
O erro está em afirmar, que com certeza, o usuário tem permissão para leitura, inserção, modificação e exclusão dos dados armazenados, pois isso nem sempre acontece. Em um Data Warehouse por exemplo, utiliza-se OLAP, mas os dados são não-voláteis (característica intrinseca), ou seja, não podem ser modificados.
-
questão misturou conceitos de OLAP e OLTP vejamos:
OLTP: os usuários têm permissão para leitura, inserção, modificação e exclusão dos dados armazenados, (OK)
OLAP: podem analisá-los sob diversos ângulos (OK)
logo a questão está errada, pois inseriu uma característica no OLAP que não pertence a ele.
-
Enxergo dois problemas com a assertiva. O maior deles é que uma das características fundamentais de um data warehouse e, por consequência, dos sistemas OLAP, é a não volatilidade, não sendo possível a modificação e exclusão dos dados. Outro problema é que geralmente os usuários de maneira geral não têm permissão para inserção, modificação e exclusão de dados, e sim de leitura.
-
Permite aos usuários o acesso, visualização e análise de dados de forma rápida, consistente e interativa, de sorte que a tomada de decisão em processos seja facilitada.
Inserção, exclusão e modificação não são características de interfaces OLAP.
Gabarito errado.
-
Sistemas transacionais, também conhecidos como sintéticos ou ainda OLTP – Online Transactional Processing – são aqueles que, como o nome sugere, baseiam-se em transações. Alguns exemplos deste tipo de sistemas são:
- Sistemas Contábeis;
- Aplicações de Cadastro;
- Sistemas de Compra, Estoque, Inventário;
- ERPs, CRMs.
Já os sistemas analíticos, ou OLAP – Online Analytical Processing – se caracterizam por fornecer subsídio para tomadas de decisão, a partir de análises realizadas sobre bases de dados históricas, por vezes com milhões de registros a serem totalizados.
https://www.cetax.com.br/blog/o-que-e-olap/#:~:text=OLAP%20%C3%A9%20um%20software%20cuja,r%C3%A1pida%2C%20consistente%20e%20principalmente%20interativa.
-
OLAP é apenas leitura.