SóProvas


ID
1734760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

De acordo com a versão 4.3 do Manual de Práticas de Contagem (CPM) do IFPUG e o roteiro de métricas de software do SISP 2.0, julgue o próximo item.

Backfiring é um método que consiste em derivar o número de pontos de função da aplicação a partir de seu tamanho físico, medido em linhas de código, utilizando um fator de conversão constante independente da linguagem de programação.

Alternativas
Comentários
  • O backfiring é um método desenvolvido para estimar o tamanho do software em pontos de função, através da aplicação, ao tamanho real do mesmo em linhas de código (SLOC), de um fator de conversão (gearing factor) constante para cada linguagem 

    FONTE:http://www.bfpug.com.br/Artigos/Backfiring_Marcio_Mauricio.htm

  • Backfiring TRADUZINDO AO PÉ DA LETRA: Atirando pela culatra

    Esse método consiste em derivar o número de pontos de função da aplicação a partir de seu tamanho físico, medido em linhas de código (LOC), utilizando um fator de conversão constante DEPENDENTE da linguagem de programação.

    Frequentemente, esta técnica apresenta erros consideráveis quando confrontada com uma contagem manual dos pontos de função de uma aplicação. Isto porque assume uma relação linear entre tamanho funcional (em pontos de função) e o tamanho físico do programa (em linhas de código), que são grandezas distintas. Outros aspecto é que não há consenso nas diferentes organizações que publicam estas relações. Os números apresentados podem divergir em até 100%! Quando se tem um cenário de sistema desenvolvido com um mix de linguagens de programação

    fonte: http://www.fattocs.com/pt/faq-18.html