SóProvas


ID
1737070
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O estado do Acre é caracterizado pelo clima equatorial, com temperaturas elevadas ao longo do ano e baixa amplitude térmica. Contudo, em determinados momentos, a temperatura pode cair significativamente e atingir 10°. Esse fenômeno é conhecido por friagem e ocorre com a influência da massa de ar:

Alternativas
Comentários
  • Onde acho essa resposta com mais clareza ?
  • Gostaria de saber
  • Tipos de massas de ar

     

     

    De acordo com seu local de origem, podem ser continental (que se forma no continente) ou marítima (que se forma no mar). As massas de ar continental costumam ser secas, ou seja, com baixa quantidade de umidade. Já as marítimas se caracterizam, principalmente, pela grande quantidade de umidade.

     

    As massas de ar também podem ser quentes ou frias. As quentes são aquelas que se formam em regiões equatoriais ou tropicais. As massas de ar frias são aquelas que se originam nos polos sul e norte.

     

    Existem também as massas de ar secas e úmidas. As primeiras se formam em regiões de baixa ou nenhuma umidade. Já as úmidas são aquelas que se formam em locais com alta quantidade de umidade como, por exemplo, os oceanos.

     

    Massas de ar no Brasil

     

     

    Em função da grande extensão de seu território, o Brasil sofre a influência de diversas massas de ar. Algumas são formadas no próprio território brasileiro, enquanto outras são de fora. Ao todo são cinco massas de ar atuando em território brasileiro.

     

    Massa Equatorial Atlântica

     

     

    Características: quente e com elevada umidade.

     

    Origem: Oceano Atlântico, na região da linha do Equador.

     

    Onde atua: principalmente nos estados do nordeste brasileiro.

     

     

    Massa Equatorial Continental

     

     

    Características: quente e úmida

     

    Origem: Amazônia, região central do estado do Amazonas.

     

    Onde atua: no inverno atua, principalmente, nos estados do Amazonas, Acre e Roraima. Já no verão, atua numa área maior, atingindo também os estados da região centro-oeste do Brasil, podendo atingir também as áreas oeste dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

     

     

    Massa Tropical Atlântica

     

     

    Características: quente e úmida.

     

    Origem: Atlântico Sul

     

    Onde atua: no verão atua mais nos estados das regiões sudeste e sul. Já no inverno, pode atingir também as regiões nordeste e centro-oeste.

     

     

    Massa Tropical Continental

     

     

    Características: quente e com baixos índices de umidade.

     

    Origem: região nordeste da Argentina

     

    Onde atua: de baixa intensidade, atingi somente os estados que fazem fronteira com Paraguai e Argentina.

     

     

    Massa Polar Atlântica

     

     

    Características: fria e úmida.

     

    Origem: Antártida (polo sul)

     

    Onde atua: no inverno sua ação é intensa. Atua, principalmente, nos estados do sul e Sudeste do Brasil. É responsável pelo frio e baixas temperaturas no inverno nestas regiões. Essa massa de ar pode também, no inverno, atingir o litoral nordestino, baixando as temperaturas e provocando chuvas. Pode atuar também, no inverno, na região da Amazônia.

     

    Fonte: http://www.suapesquisa.com/clima/massas_de_ar_brasil.htm

  • RESPOSTA: D

    Clima
    De acordo com a Classificação de Köppen, o clima acreano é do tipo equatorial, quente e úmido. Com temperaturas médias anuais variando entre 24,5ºC e 32ºC (máxima), permanecendo uniforme em todo o estado e predominando em toda a região amazônica. Ocorrem duas estações distintas: uma seca e uma chuvosa.
    Durante a estação seca, que se inicia no mês de maio prolongando-se até o mês de outubro, desaparecem as chuvas, sendo comuns as ¨friagens¨. Estas são resultantes do avanço de uma Frente Polar impulsionada por uma Massa de Ar Polar Atlântica que avança pela Planície do Chaco até a Amazônia Ocidental provocando queda de temperatura (até 10ºC).
    A estação chuvosa, ocorre de novembro a abril, sendo caracterizado por chuvas constantes e abundantes. A umidade relativa do ar atinge 90%, índice bastante elevado se comparado ao de outras regiões brasileiras. Já os índices pluviométricos variam de 1.600 mm a 2.750 mm/ano.

    Fonte: IBGE e Govinda Terra - Geógrafo.