XALAN - XALAN-Java é um processador XSLT criado pela Apache para a transformação de documentos XML em HTML, texto ou outros documentos XML(http://xml.apache.org/xalan-j)
XPATH - a XML Path Language, é uma linguagem de programação que permite construir expressões que recorrem e processam um documento XML de modo parecido a uma expressão regular. Pode também computar valores como números, valores Booleanos e cadeias de caracteres. Os principais operadores da XPath são / e //. O primeiro serve para dar um passo na árvore XML, enquanto o segundo serve para pular vários níveis de uma só vez. Funciona de maneira parecida como se fosse uma árvore de diretórios. O resultado de cada expressão XPath é um conjunto de elementos especificados pelo caminho.
XESALT - processador XSLT para transformações de documentos XML feito pela inLogix Software (http://www.inlogix.de/xesalt.html)
MSXML3 - Microsoft XML Core Services v3, conjunto de serviços que dão suporte a ferramentas da Microsoft e programas feitos em JScript e VBScript para trabalhar com XML. Possui um processador XSLT 1.0 e suporta XML 1.0, DOM, SAX, XSD, XDR e outras tecnologias relacionadas.
XDD - XML Declarative Description, linguagem para implementação de Web Semântica (http://ieeexplore.ieee.org/Xplore/login.jsp?url=http%3A%2F%2Fieeexplore.ieee.org%2Fiel5%2F9670%2F20350%2F00940027.pdf%3Farnumber%3D940027&authDecision=-203)
SAXON - Processador XSLT e XQuery* criado pela Saxonica Limited que suporta Java e .Net. Possui versões open-source e de código fechado para aplicações comerciais. Criado
*XQuery - é uma linguagem de consulta projetada para fazer consultas em coleções de dados em XML.