SóProvas


ID
173911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na maioria das favelas do Rio, as eleições são demarcadas pelos estreitos e ameaçadores limites dos currais eleitorais, mantidos por traficantes e milicianos. Cerca de 500 mil eleitores, ou 11% do total de cariocas que votarão em outubro, vivem em territórios onde grupos criminosos impõem candidatos e decidem quem tem livre trânsito para fazer campanha. Jornal do Brasil, 13/7/2008, capa (com adaptações).

Jornal do Brasil,13/7/2008, capa (com adaptações)..

Especialmente na periferia dos grandes centros urbanos, organizações criminosas tendem a assumir o papel que cabe ao poder público.

Alternativas
Comentários
  • Como exemplo podemos citar as milícias. Moradores das grandes cidades já são obrigados a conviver  e dividir espaço com esta categoria criminosa, violenta, muitas vezes liderada por maus policiais. Atuantes principalmente na Zona Oeste carioca, as milícias instauram o terror promovendo matanças e fazendo ameaças à população para manter seu poder nas comunidades. Além disso, esses grupos paramiliares cobram indevidamente impostos, taxa de proteção e ainda controlam serviços de transporte, venda de gás e fornecimento de energia.


  • Isso retrata o filme "tropa de elite"

  • Muito ilária essa questão, quer dizer que as facções criminosas assumem o papel que seria do poder público? como assim ? quer dizer que o poder público deve, roubar, assassinar moradores?! O poder público deve vender drogas ?! entorpecentes ?! kkkkk que PIADA.

  • Lai vaiii

  • infelizmente... É só dá uma ESQUERDADA e tudo certo.