Em verdade, há varias tonalidades de filtros ND. O fotógrafo deve escolher a tonalidade desse filtro de acordo com a quantidade de luz disponível e com a iluminação desejada para a foto.
Gelatinas de Correção:
CTO (Full Color temperature of Orange/âmbar)
Gelatina – CTO
São gelatinas (filtros) usadas quando a filmagem ocorre em ambientes internos à 3200°K, havendo janelas ou entradas de luz do dia (5500°K), que requerem a conversão para 3200°K. Correções parciais também são possíveis, ao invés da correção total caso seja a intenção de preservar a tonalidade azulada da luz do dia.
– CTB (Full Color Temperature of the Blue)
Gelatina – CTB
São gelatinas (filtros) para conversão da luz de tungstênio são utilizados para balancear as fontes de luz incandescentes, igualando fotograficamente com a luz do dia. A série CTBs (azul) são utilizadas para aumentar a temperatura em graus Kelvin, para proporcionar similaridade com as fontes de luz do dia. São bastante úteis para suprimir o aparecimento da cor laranja (quente), que é característica das lâmpadas incandescentes, sendo também utilizados para aumentar a vida útil das lâmpadas de HMI que, quando já velhas, perdem a temperatura de cor original. Convertem fonte incandescentes 3200°K em luz do dia e podem também, converter, parcialmente, a temperatura Kelvin da fonte para se equilibrar com as variações da luz do dia ou para criar efeitos artísticos.
– ND (Neutral Density)
São gelatinas (filtros) utilizadas para reduzir a intensidade de luz incidente, sem alterar a temperatura de cor do balanceamento. Eles são usados em conjunto com os filtros de conversão, quando trabalhamos em 3200°K e como filtros simples, quando o balanceamento é feito no interior.
Fonte: https://blog.emania.com.br/luz-na-fotografia-cinema-gelatinas/