SóProvas


ID
173971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

Durante o regime militar, os presidentes eram eleitos indiretamente.

Alternativas
Comentários
  • Certo, havia eleições para vereadores, deputados estaduais, federais e senadores.

    A escolha de prefeito, governador e presidente era indireta, ou seja, os representantes do povo nas Câmaras de Vereadores, nas Assembléias Legislativas e no Congresso Nacional que os elegiam, exceto nas grandes cidades ou capitais, onde o prefeito e o Governador de Estado era escolhido diretamente pelo Presidente da República.
  • Cumpre salientar que as eleições indiretas para GOVERNADOR só aconteceram após o AI-3.
  • 5 presidente = indiretos, em casos excepcionais as eleições foram diretas em lugares do brasil.

  • 6 presidente = indiretos Tancredo e Sarney em 1985 também foram eleitos indiretamente, uma vez que as diretas Já fracassaram. (5 militares + Tancredo/Sarney)

    Apenas Collor foi eleito diretamente

  • Após a ditadura militar = O primeiro Presidente eleito de forma ( DIRETA) FOI COLLOR.

    NEVES É SARNEY FORAM DE FORMA INDIRETA