SóProvas


ID
173992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

Durante todo o regime militar, a economia brasileira retrocedeu, não chegando a conhecer momentos de expansão considerável.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA: foi uma epoca dura mas apresentou significativamente, um crescimento na area economica, pois o governo investia duramente no setor industrial e ect, por isso não faltava emprego. vc não tinha liberdade,mas tinha emprego garantido.
  • Errada


    No período de 1968 a 1973 (que é parte do governo do mal. Costa e Silva e gen. Médici) houve um crescimento em média anual de 4,2% com inflação de apenas em média de 19%. - Gianbiaggi e Villela.
  • Olá pessoal. Eu achei um estudo dos Professores Márcio e Miguel dos Santos, falando exatamente sobre a economia do brasileira na época da ditadura. Retrata o sucesso e o fracass do PAEG que foi o primeiro plano lançado na ditadura militar.

    http://www.historialivre.com/revistahistoriador/dois/miguel.pdf
  • Errado. Houve um período da Ditadura Militar, no final da década de 60, durante o governo do Presidente Médice, que Brasil apresentou altas taxas de desenvolvimento econômico, com grande oferta de capital nos países desenvolvidos, expansão do mercado consumidor interno e incentivo às exportações. Este período ficou conhecido como "Milagre Econômico".
    Insta frisar, no entanto, que apesar do crescimento econômico, não houve investimentos em benefício da população, ou seja, o lado social foi deixado de lado. Desta forma, havia crescimento, porém, sem distribuição de riquezas, o que ocasionava o aumento das desigualdades sociais.


  • HOUVE SIM BONS MOMENTOS NA ARÉA ECONÔMICA DA DITADURA MILITAR.
  • Houve bons momentos, como no Governo de Emílio Garrastazu Médici, que ficou conhecido como ''milagre economico''

    Gabarito: E

  • UM DOS MAIORES PIBS DO MUNDO . ASSERTIVA ERRADA

  • Houve um momento na ditadura que o PIB estava alto, esse momento foi chamado de milagre econômico brasileiro.

  • MILAGRE ECONOMICO, QUE EXPANDIU A ECONOMIA DO BRASIL, NO ENTANTO NAO FAVORECIA AS CAMADAS MAIS BAIXAS DA POPULAÇAO.

    PMAL 2021

  • Houve o "milagre Brasileiro"no gov Medici, aumentou o PIB

  • Teve seus altos ( Médici ) e baixos ( Figueiredo )

  • GAB E

    Apenas acrescentando .

    Em 1974 assume a presidência o general Ernesto Geisel que começa um lento processo de transição rumo à democracia. Seu governo coincide com o fim do milagre econômico e com a insatisfação popular em altas taxas. A crise do petróleo e a recessão mundial interferem na economia brasileira, no momento em que os créditos e empréstimos internacionais diminuem.

  • Durante a Ditadura Militar houve altos índices de crescimento econômico

    Inclusive o milagre Econômico

  • Lembrar do MILAGRE ECONÔMICO, que ocorreu no Governo Médici.

  • Emílio Médici - MILAGRE ECONÔMICO