SóProvas


ID
174049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ocorreu uma revolução na economia do Ceará com a criação do distrito industrial de Maracanaú, há pouco mais de 40 anos. Hoje, Maracanaú é o mais importante pólo industrial do estado e considerado o segundo colocado no ranque de arrecadação do ICMS. Reúne cerca de 100 empresas em áreas diversificadas de atuação, como têxtil, metalúrgica e mecânica, indústria de papel e papelão, empresa de fabricação de material elétrico, químico, de vestuário e calçados e serviços de construção.

Internet: www. maisceara. com. br (com adaptações).

Os pequenos produtores, que praticam a agricultura de subsistência e utilizam mão-de-obra familiar, detêm a propriedade da maior parte das terras agrícolas do estado do Ceará.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Os pequenos produtores, em nenhum lugar do Brasil (atualmente) detêm a maioria das terras agrícolas, pois estas pertencem aos grandes grupos de latifundiários, empresas etc.
  • Os pequenos produtores, trabalhando com sua familia, são posuidores de terras pequenas, voltada para agricultura de subsistência.

     

    Gabarito: Errado

  • ISSO SÃO MINIFUNDIOS,.

  • Latifúndios → Grandes propriedades de terra

    • No Brasil existem poucas pessoas com muitas terras e muitas pessoas com quase nada.

    ERRADO

  • Errado.

    Não tivemos uma política pública de reforma agrária eficiente, e em razão disso as Ligas Camponesas na década de 50(primeiro movimento camponês), lutavam por uma reforma agrária.

    A agricultura está baseada no modelo de Plantetion: Latifúndio(grandes propriedades de terras concentrada na mão de uma minoria), monocultura e exportação.

  • *O BRASIL POSSUI UMA GRANDE CONCENTRAÇÃO DE TERRAS. (principalmente latifundiária)- 2% são donos de 48 % das terras

    O brasil tem uma das estruturas fundiárias mais concentradas do mundo!

    Os latifúndios ocupam cerca de 55% da zona rural brasileira, enquanto que os minifúndios, apesar de representarem 70% do total de propriedades, ocupam apenas cerca de 11% do espaço agrário.