-
As redundâncias não controladas precisam ser eliminadas, mas muitas vezes é necessário manter redundâncias controladas por questões de desempenho.
.
At.te
Foco na missão !!!
-
Certo:
Sobre o Atributo Derivado:
Alguns atributos podem ter uma relação entre si. Por exemplo, idade e data-nascimento de uma pessoa. Para uma pessoa em particular, podemos determinar o valor atual de idade através do atributo data-nascimento. Então idade é chamado um atributo derivado e é derivado do atributo data-nascimento. Alguns atributos podem ser derivados de entidades relacionadas. Por exemplo, um atributo número-empregados de uma entidade departamento pode ser derivado através da contagem de número de empregados que trabalham-para um departamento.
-
Veja se alguém concorda comigo!
Se pode ser importante manter os atributos derivados em alguns casos. então como o atributo derivado é redundante e DEVE ser eliminado?
A própria questão não está se contradizendo?
-
Se tem atributo derivado, então a tabela não está na 3FN. Porém, de fato, do ponto de vista de desempenho, pode ser importante manter os atributos derivados. Por exemplo, o atributo valor total em uma tabela de nota fiscal. Uma vez emitida, a nota fiscal não sofrerá alterações, sendo possível melhorar o desempenho com baixo risco de anomalias.
-
De fato, Lucas. Exatamente por isso a questão diz que "durante o processo de normalização, o atributo derivado é redundante e deve ser eliminado" - quando isso ocorre, a tabela passa a atender à 3FN; contudo, do ponto de vista de desempenho, pode ser importante manter os atributos derivados em alguns casos(e, assim, evitar ter que consultar em múltiplas tabelas). Em alguns casos, em q o desempenho eh mais importante do q custos de armazenamento, por exemplo, isso é importante.
Questão muito boa do cespe!
-
Como diria o Xandão, essa questão é uma aula!
-
CORRETO
Normalização -> reduz redundância e as chances de inconsistência -> • MAU desempenho nas consultas
≠
Desnormalização -> melhorar desempenho das consultas -> foco na entrega da informação -> perde-se a garantia de consistência dos dados, posto que haverá um banco bem maior.->• Bom desempenho nas consultas
10.1.2 Informações Redundantes em Tuplas e Anomalias de Atualizações
. A normalização de dados pode ser vista como o processo de análise de determinados esquemas de relações com base em suas DFs e chaves primárias para alcançar as propriedades desejáveis: de
(1) minimização de redundância e
(2) minimização de anomalias de inserção, exclusão e atualização, discutidas na Seção 10.1.2.
Os esquemas de relações insatisfatórios, que não alcançam certas condições — os testes de forma normal —, são decompostos em esquemas de relações menores que passam nos testes e, conseqüentemente, possuem as propriedades desejadas.
Segundo o Navathe para consultas e bom ter uma redundância controlada o que melhor ao desempenho :
A segunda diretriz é consistente, de certo modo, com as demais declarações da primeira diretriz. Podemos ver também a necessidade de uma abordagem mais formal para avaliar se um modelo cumpre essas diretrizes. As seções 10.2 a 10.4 abordam os conceitos formais necessários. É importante observar que essas diretrizes, às vezes, precisam ser violadas de modo a melhorar o desempenho de certas consultas.
=====================================================================================
Atributo derivado = atributo calculado ( por exemplo, a idade não e viável ficar atualizando em um banco de dados ,pois demanda muito tempo e recursos .Pode-se armazenar a data de nascimento( atributo armazenado ) e quando for utilizar fazer a data atual menos a data de nascimento .)
Fonte : Navathe em SISTEMAS DE BANCO DE DADOS
-
Não é atoa que atributo derivado também é chamado de ATRIBUTO REDUNDANTE.