SóProvas


ID
1740643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item subsequente acerca de modelagem relacional de dados.

Uma vez que os valores de atributos na modelagem entidade-relacionamento podem ser alterados ao longo do tempo, relacionamentos também podem ser modificados, podendo ser necessário, nesse caso, que o banco de dados mantenha um registro histórico das alterações. Durante a modelagem, relacionamentos que originalmente consideram apenas o estado atual do banco de dados e que possuem cardinalidade 1:1 ou 1:n podem ser transformados em relacionamentos com cardinalidade n:n, considerando assim o histórico das alterações do relacionamento.

Alternativas
Comentários
  • O livro "Projeto de Banco de Dados", Alberto Heuser cita um exemplo de relacionamento que guarda histórico.


    "Para exemplificar, consideramos o relacionamento ALOCAÇÃO. Este relacionamento possui cardinalidade 1:1, ou seja, cada empregado está alocado a no máximo uma mesa e cada mesa tem a ela alocado no máximo um empregado. Este modelo está correto caso deseje-se armazenar no banco de dados apenas a alocação atual de cada mesa.


    Entretanto, caso deseje-se armazenar também a história das alocações, isto é, que empregados estiveram alocados a que mesas ao longo do tempo, é necessário modificar o modelo.


    O relacionamento passa a ter cardinalidade n:n, já que, ao longo do tempo um empregado pode ter sido alocado a diversas mesas e uma mesa pode ter tido a ela alocados muitos empregados"

  • CORRETO

    Modelo deve refletir aspecto temporal: Certas aplicações exigem que o BD guarde o histórico de alterações de informação. O modelo de BD que armazena somente valores atuais de uma informação é diferente do modelo do BD que armazena o histórico da informação. Portanto, é necessário considerar o aspecto temporal na modelagem de dados.

    Relacionamentos que se modificam ao longo do tempo: Assim como atributos podem ser modificados, relacionamentos também podem ser modificados ao longo do tempo. Quando é considerada a história de suas alterações, relacionamentos 1:1 ou 1:n são transformados em n:n.

    • Exemplo: Endereço de Cliente, Salário de um empregado.
    • Obs.: O relacionamento transforma-se em entidade e deve ter um atributo identificador, normalmente “data”.

    http://tics.ifsul.edu.br/matriz/conteudo/disciplinas/_pdf/pbdr.pdf

  • boa ideia

  • "Uma vez que os valores de atributos na modelagem entidade-relacionamento podem ser alterados ao longo do tempo"

    Logo

    "podem ser transformados em relacionamentos com cardinalidade n:n, considerando assim o histórico das alterações do relacionamento."