SóProvas


ID
1740673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que se refere a bancos de dados transacionais (OLTP) e a banco de dados analíticos (OLAP), julgue o item que se segue.

Para melhor manter o controle sobre identificadores de registro de ambientes de data warehouse (armazém de dados), em geral recomenda-se a geração de chaves substitutas (surrogate keys).
Assim, cada junção entre as tabelas de dimensão e tabelas fato em um ambiente de data warehouse deve se basear nessas chaves substitutas, e não nas chaves naturais existentes.

Alternativas
Comentários
  • Gaba: Certo.

     

    A Surrogate Key é uma chave artificial e auto incremental.

    A palavra artificial vem do tipo, porque ela não existe em lugar nenhum, não está lá no transacional como a Natural Key, ela é criada no Data Warehouse.

    E é auto incremental porque toda vez que é chamada, troca de número, então ela começa com 1 e vai indo para 2, 3, 4, e assim por diante.

     

    Resumindo: ela é a famosa sequence do banco de dados ou a sequência no Excel.

    Uma Surrogate Key (chave substituta) nada mais é que um campo com as características de uma Primary Key, e é gerada automaticamente na hora da carga, quando você carrega a dimensão no ETL.

    Na fato, essa Surrogate Key vai ser uma Foreign Key (chave estrangeira), a chave que serve para relacionar os dados entre duas tabelas, sempre apontando para uma Primary Key (chave primária) em outra tabela, que no caso da dimensão, vai ser a Surrogate Key.

    Assim, a tabela fato receberá apenas o código da Surrogate Key da linha que ela está referenciando e não os atributos.

     

    A Surrogate Key

    - tem as características de uma Primary Key.

    - é utilizada para referenciar a dimensão na fato

    - é auto incremental

    - é uma chave artificial

    - é criada no Data Warehouse

    - não pode se repetir

     

    https://rafaelpiton.com.br/blog/data-warehouse-surrogate-key/

  • Essa é a recomendação de Kimball, uma das autoridades nessa área. As chaves substitutas facilitam o gerenciamento das chaves primárias das dimensões, sendo mais adequadas do que a reutilização das chaves utilizadas nos sistemas operacionais, a origem dos dados.

  • Essa é a recomendação de Kimball, uma das autoridades nessa área. As chaves substitutas facilitam o gerenciamento das chaves primárias das dimensões, sendo mais adequadas do que a reutilização das chaves utilizadas nos sistemas operacionais, a origem dos dados.

    Direção Concursos, Arthur Mendonça

    GABARITO: CERTO