SóProvas


ID
1740688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o próximo item acerca da aplicação dos princípios de álgebra relacional e suas transformações em comandos SQL.

A operação relacional PRODUTO CARTESIANO (ou PRODUTO CRUZADO), representa uma operação binária de conjunto nas relações nas quais ela é aplicada e é usada para combinar as tuplas de duas relações de forma combinatória. Corresponde à formação de uma lista de tabelas na cláusula FROM, como exemplificado a seguir.

SELECT aluno.matricula, nota.valor FROM aluno, nota

Alternativas
Comentários
  • 2016

    O produto cartesiano é o resultado da combinação de mais de uma tabela, havendo pelo menos uma coluna em comum entre elas, de maneira que se apresentem os registros que constam simultaneamente em todas as tabelas.

    errada

     

     

    Cuidado com esse unária e binária

     

    o cespe ama essa merda

     

    2016

    Projeção é uma operação binária que realiza a junção de duas tabelas e gera, como resultado, uma tabela com todas as combinações dos atributos de entrada.

    errada

     

  • Questão Correta. Fundamentações conforme abaixo:

    Livro: Sistemas de banco de dados 

    Autor: Ramez Elmasri e Shamkant B. Navathe

    Capítulo 6 Álgebra e cálculo relacional 

    6.2.2 - Produto Cartesiano ou Cruzado 

    Também conhecido como junção cruzada. É uma operação de conjunto binária, mas as relações aplicadas nestas, NÃO precisam ser compatíveis na união. Esta operação de conjunto produz um novo elemento combinando cada membro (tupla) de uma relação (conjunto) com cada membro da outra relação.

    ---

    Livro: Introdução a Sistemas de BANCOS DE DADOS 

    Autor: C.J. Date

    Capítulo 7 Álgebra relacional 

    7.4 - A ÁLGEBRA ORIGINAL: SEMÂNTICA 

    Produto 

    O produto cartesiano de dois conjuntos é o conjunto de todos os pares ordenados de tuplas, tais que, em cada par, o 1º elemento vem do 1º conjunto e o 2º elemento do 2º conjunto 

    A versão relacional do produto cartesiano é uma forma estendida onde cada par de tuplas é substituída pela única tupla que corresponde à união (no sentido de teoria dos conjuntos e não no sentido relacional especial) das duas tuplas em questão. 

     

    O ideal é que as relações tenham nomes de atributos diferentes, caso não, terá que utilizar o operador RENAME para trocar os nomes dos atributos. 

     

    A cardinalidade do resultado é o produto das cardinalidades, e o grau do resultado é a soma dos graus das relações de entrada a e b.