SóProvas


ID
1740940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à ética profissional e ao projeto ético-político profissional do serviço social, julgue o item que se segue.

É vedado ao assistente social o uso da técnica de devolução — baseada em informações colhidas em estudo e comumente utilizadas pela área de psicologia —, visto que se trata de terapia não prevista nas competências do assistente social.


Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar essa questão !! =(((

  • O que é tecnica de devolução?

  • eu não tenho certeza mas acho que técnica devolutiva, é quando se faz um estudo , uma pesquisa  e o resultado do trabalho é exposto para o usuário, população... 

  • Na entrevista de devolução, o psicólogo deve ter o cuidado em abordar com as partes os principais aspectos que foram levantados na avaliação e que serão descritos no relatório a serem anexados nos autos.  Na entrevista de devolução algumas idéias e colocações que ampliarão o entendimento da situação, geralmente complexa. A devolução dos dados ajuda as pessoas a enfrentar as novas situações que se apresentam no cotidiano. 

    no texto: http://www.cressrj.org.br/site/wp-content/uploads/2015/09/web-PRAXIS84.pdf

    "Olhar o sujeito em sua integridade é uma premissa da entrevista. Na visão da assistente social Gizelly Ilha, do Consultório na Rua da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, que atende pessoas em situação de rua na região do centro da cidade, esse instrumento é dinâmico e pode dar conta de uma realidade maior que a demanda imediata do usuário. Perceber de forma crítica o entorno da população e devolver o resultado da entrevista como análise concreta também é um dos prismas da entrevista.

    PORTANTO, percebe-se que a técnica de devolução também pode ser usada pelo Assistente Social.


  • Pesquisando sobre técnica de devolução, encontrei artigos sobre "entrevista de devolução ou devolutiva", e de fato, ainda que tenha sido desenvolvido pela psicologia, não se constitui procedimento terapêutico ( o que é vedado ao assistente social praticar), mas preparatório para realizar os encaminhamentos devidos. 

    "Considerada dessa maneira, devemos ressaltar nesse momento a entrevista de devolução que tem por intenção comunicar à pessoa o resultado da avaliação.  Para Ocampo, Arzeno e Piccolo (1995), o processo devolutivo deve consistir em observar a resposta verbal do cliente ante a recepção da mensagem do entrevistador. Isso compõe uma modalidade de informação que permite sintetizar corretamente o caso e emitir o diagnóstico e o prognóstico com determinada segurança e concomitantemente oferece o planejamento acertado da orientação terapêutica, conforme for o caso."   fonte:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1676-73142004000100005&script=sci_arttext A entrevista psicológica como um processo dinâmico e criativo


    Voltando para a questão...

    Portanto, técnica devolução é adaptável aos objetivos da atuação profissional do assistente social. Então a afirmativa inicial da questão já a torna errada, pois (por não ser técnica terapêutica) não "é vedado ao assistente social o uso da técnica de devolução ..." 


  • Gabarito Errado.

    É responsabilidade ética do Assistente Social a devolutiva das demandas atendidas no seu cotidiano, não sendo prática terapêutica, é fundamentada no Código de Ética.

    TÍTULO III DAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS CAPÍTULO I Das Relações com os/as Usuários/as

    Art. 5º São deveres do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários/as:

    d- devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos/às usuários/as, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses;