SóProvas


ID
1740976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da assessoria e da consultoria no serviço social, julgue o item subsecutivo.

Diferentemente do consultor, o assessor tem a prerrogativa de ser executor de ações, o que lhe exige, portanto, neutralidade no processo em que atua.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO. O assessor é um provocador de ideias e estratégias, onde o assessorado pode acatar ou não. O assessor não executa as ações e sim dialoga com os assessorados !

  • O assessor, muitas das vezes, apresentará proposições que não serão aceitas por quem esse profissional assessora. Isso é previsível, pois o assessor não possui a prerrogativa de executor de ações. 

  • RESP.: ERRADO. O assessor, muitas das vezes, apresentará proposições que não serão aceitas por quem esse profissional assessora. Isso é previsível, pois o assessor não possui a prerrogativa de executor de ações. Mas, isso não quer dizer que o assessor seja um sujeito neutro. Ao contrário, se o profissional é credenciado para ser assessor é porque há um reconhecimento da sua capacidade. Assim, como a premissa da crítica é um pressuposto da democracia, é importante que o assessor não se omita e indique seus argumentos favoráveis ou não a tal ação. O espaço para a crítica, de ambos os lados, deve ser garantido e estimulado (Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica, Maurílio Castro de Matos, pág.14 e 15)

  • O profissional NUNCA deve ser NEUTRO.