Olugúria – excreção de um volume de urina inferior às necessidades de excreção de solutos; clinicamente, seria uma diurese inferior a 400mL/dia ou menos de 20mL/hora. Decorre de redução do fluxo sanguíneo renal ou então por lesões renais.
Anúria – quando a diurese é inferior a 100mL/dia, ocorrendo devido a obstrução bilateral das artérias renais ou dos ureteres ou pela necrose cortical bilateral.
Poliúria – excreção de volume urinário superior a 2.500mL/dia. Verifica-se um maior número de micções, inclusive a noite. Ocorre por dois mecanismos básicos: (1) por diurese osmótica, decorrente da excreção de um volume aumentado de soluto (diabetes mellitus); ou (2) por incapacidade de concentração urinária (diabetes insipidus). Além disso, pode ocorrer na insuficiência real crônica, quando o comprometimento renal ainda é moderado.
Disúria – micção associada à sensação de dor, queimor ou desconforto (cistite, prostatite, uretrite, alergia, etc)
Urgência e Polaciúria –urgência corresponde à necessidade súbita e imperiosa de urinar; polaciúria ocorre quando a necessidade de urinar acontece com intervalos inferiores a 2hrs,