SóProvas


ID
1741330
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a fisiologia da respiração, o centro respiratório localiza-se:

Alternativas
Comentários
  • A respiração é controlada pelo Sistema Nervoso Central; a respiração voluntária é regulada pelo córtex, e a respiração automática pelos centros respiratórios do bolbo e da ponte. Os músculos respiratórios são inervados pelo nervo frénico e pelos nervos intercostais. Esta regulação ajusta a ventilação de maneira a manter pressões sanguíneas de oxigénio e de dióxido de carbono apropriadas.

    A hipófise é uma pequena glândula localizada na base do encéfalo. É considerada a glândula mestra do organismo por produzir hormônios que regulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas, mas não está relacionada com o controle da respiração.

    O bulbo raquidiano (medula alongada), situado na cavidade craniana, logo acima da medula espinhal, é um dos elementos mais importantes do sistema nervoso central. Localizado abaixo da ponte, controla importantes funções do nosso organismo, entre elas: a respiração, o ritmo dos batimentos cardíacos e certos atos reflexos (como a deglutição, o vômito, a tosse e o piscar dos olhos).

    A Glândula Pineal, também conhecida como epífise neural, é uma glândula endócrina de tamanho pequeno localizada na parte superior do terceiro ventrículo do encéfalo, tem a função de secretar a melatonina, hormônio responsável pela regulação dos ritmos do corpo (ciclos circadiano), relógio biológico e o sono.

    Os alvéolos se localizam dentro dos pulmões, no fim dos bronquíolos, que por sua vez se originam das ramificações dos brônquios. Cada alvéolo recebe ramificações de um bronquíolo. É neste compartimento que ocorre a hematose pulmonar, ou seja, a troca gasosa que ocorre entre o sangue e o ar existente nos pulmões.

    Os pulmões do ser humano são órgãos do sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. Sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do corpo. 

    Portanto, o centro respiratório localiza-se no bulbo raquidiano.

    Gabrito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.


  • Gabarito: Letra B.

     

     

    Bulbo: Bulbo Raquidiano ou Medula Oblonga

     

    • Substancia cinzenta onde estão presentes os núcleos dos nervos cranianos.

     

    • Substancia cinzenta própria do bulbo, onde estão núcleos somente ali encontrados: núcleos grácil, cuneiforme.

     

    • Substancia branca com fibras longitudinais (ascendentes, descendentes e de associação) e fibras transversais.

     

    • A formação reticular do bulbo possui o centro respiratório, centro vasomotor e centro do vômito.

     

    • É percorrido por um grande número de tractos motores e sensitivos, causando sinais e sintomas muito variados (disfagia, alteração da fonação e movimento da língua).

  • CEREBELO = CONTROLE DE EQUILIBRIO

    BULBO = CONTROLE DOS MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS

    CÓRTEX CEREBRAL = SENTIDOS E INTELECTUAL

    MEDULA ESPINAL= ARCO REFLEXO