SóProvas


ID
1741843
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Euclides da Cunha – engenheiro, escritor, ativista republicano em 1889 e autor de [...] uma das mais importantes obras literárias brasileiras – certa vez definiu o Brasil como “o único caso histórico de uma nacionalidade feita por uma teoria política". Segundo ele, as instituições nacionais construídas no Império baseavam-se em conceitos políticos e filosóficos importados de fora, que pouco tinham a ver com a realidade observada nas ruas e nos campos de um território ermo, pobre e atrasado. O Brasil da teoria era diferente do Brasil da prática.

A construção desse país de sonhos estava confiada a uma aristocracia relativamente pequena, que mandava seus filhos estudar na França e na Inglaterra, [...] mas tirava sua riqueza da exploração da mão de obra cativa e do latifúndio.

GOMES, Laurentino. 1989. São Paulo: Globo, 2013, p.93.

A obra mais importante do escritor citado e as ideias que dominavam no debate das Universidades e salões da Europa, frequentados pelos filhos da aristocracia, no período mencionado, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões". Gabarito A.

  • Publicado em 1902, a obra “Os sertões" narra a guerra de Canudos, presenciada por Euclides da Cunha, como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo. Com um cuidado estilístico e literário, Euclides não apenas relatou a guerra, mas tratou sobre o clima e vegetação do semi-árido, raça, costumes do sertão e, principalmente, fez uma crítica ao militarismo dos primeiros governos da República, assim como ao liberalismo artificial da Constituição.


     A resposta correta é a letra A. 



  • Os Sertões é um livro brasileiro, escrito por Euclides da Cunha e publicado em 1902. Trata da Guerra de Canudos, no interior da Bahia. Euclides da Cunha presenciou uma parte da guerra como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo.

  • GABARITO A

    a) Os Sertões – ideias liberais. Euclides da Cunha

     b) Vidas Secas – ideias marxistas. Graciliano Ramos

     c) Raízes do Brasil – ideias nazifascistas. Sérgio Buarque de Holanda

     d) Grande Sertão Veredas – ideias totalitárias.  Guimarães Rosa

     e) Casa Grande e Senzala – ideias neoliberais. Gilberto Freyre

  • Acho que o correto seria dizer que Euclides da Cunha era positivista muito mais do que liberal. E Graciliano Ramos foi preso na ditadura Vargas por ser comunista e depois entraria no Partido Comunista do Brasil.

    Obviamente fala-se do Euclides e dá pra marcar a letra A, por isso. Agora acho importante aclarar isso.