SóProvas


ID
1741846
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Constituição que vigorava no Império tinha marcas de um outro tempo. Características que não cabiam mais na República e deveriam ser superadas. Nesse sentido, a principal mudança ocorrida foi a extinção do Poder Moderador. [...] A primeira Constituição republicana abolia essa característica da antiga Constituição e determinava a existência de apenas três poderes, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Para além disso, estabelecia também que os representantes dos dois primeiros seriam eleitos por voto popular direto.

Disponível em: <http://www.infoescola.com/direito/constituicao-de-1891/>. Acesso em: 30 nov. 2013. Adaptado.

Ainda que essa primeira Constituição da República representasse avanço adaptado à República recém - proclamada, alguns privilégios continuaram a existir.

O ano dessa primeira Constituição Republicana e um conjunto de aspectos restritivos aos direitos de cidadania presente nessa lei maior são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Letra D - "Os candidatos a voto efetivo seriam escolhidos por homens maiores de 21 anos, à exceção de analfabetos, mendigos das praças, soldados, mulheres, religiosos sujeitos ao voto de obediência."

  •  A primeira Constituição da República foi promulgada em 1891. Terá como modelo a Constituição dos EUA, enquadrando o Brasil na tradição norte-americana de organização federativa e do individualismo político e econômico.Em relação aos direitos políticos, a Constituição de 1891 inclui a liberdade de associação e reunião e o direito de voto sem a exigência de propriedade. Porém, mantém-se a exclusão dos analfabetos, das mulheres e dos militares de baixa patente.


    A resposta correta é a letra D.



  • A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA foi outorgada, por D. PEDRO I, em 25 de março de 1824.

     

    PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS da Constituição de 1824:

     

    - Concentrava poderes nas mãos do imperador, através do PODER MODERADOR.

     

    - SÓ OS RICOS PODIAM VOTAR, pois o voto era baseado em renda. Este sistema eleitoral excluiu a maioria da população brasileira do direito de escolher seus representantes.

     

    - Igreja SUBORDINADA ao Estado.

     

    - Manutenção do sistema que garantia os INTERESSES DA ARISTOCRACIA.

     

    O QUE FICOU DETERMINADO PELA CONSTITUIÇÃO DE 1824:

     

    - O Brasil seguiria o REGIME POLÍTICO MONÁRQUICO, sendo que o poder seria transmitido de forma hereditária.

     

    - O PODER MODERADOR, EXERCIDO PELO IMPERADOR, ESTAVA ACIMA DOS OUTROS PODERES. Através deste poder, o imperador poderia controlar e regular os outros poderes. Assim, o imperador tinha o poder absoluto sobre todas as esferas do governo brasileiro.

     

    - VOTO CENSITÁRIO, ou seja, para poder votar e se candidatar a pessoa deveria COMPROVAR DETERMINADA RENDA.

     

    - Estabeleceu os QUATRO PODERES: executivo, legislativo, judiciário e moderador.

     

    - Estabeleceu a IGREJA CATÓLICA COMO RELIGIÃO OFICIAL DO BRASIL. A Igreja ficou subordinada ao Estado.

     

    - CRIAÇÃO DO CONSELHO DE ESTADO, composto por conselheiros escolhidos pelo imperador.

     

    - Poder executivo exercido pelo imperador e ministros de Estado.

     

    - Deputados e senadores seriam os responsáveis pela elaboração das leis do país, que seriam executadas pelo poder executivo.

     

    - Manutenção da DIVISÃO TERRITORIAL NACIONAL EM PROVÍNCIAS.

     

    - O imperador tinha o direito de não responder na justiça por seus atos.

     

    - ESTABELECIMENTO DE GARANTIAS E DIREITOS INDIVIDUAIS.

  • 1891 - proibição do voto feminino, dos votos dos analfabetos, dos militares de baixa patente e dos religiosos.

  • questao que pede data extamente é muito lixo, 3 alternativas ''certas'' porem anos conhecidentes, isso não mede conhecimento. banca lixo. coloca quem estudou em igualdade com quem não estudou... um numero pode mudar o rumo da aprovação...

  • ballack souza, se realmente tivesse estudado, saberia que em 1824 não era republica, 1889 proclamaçao e nao a constituiçao, 1934 completamente errado, pois deu direitos, aquele que estudou sabe que a primeira REPUBLICANA foi de 1891

  • eu sabia do ano , da restriçao do voto aos analfabetos e o voto feminino porem não sabia dos militares e religiosos

  • Apesar de a Proclamação da República ter ocorrido em 15 de novembro de 1889, a primeira Constituição do Brasil República só foi promulgada em 1891.

    A Queda do Império e a Proclamação da República, porém, não garantiram maior participação popular na realidade política do país. O documento de 1891 proibia o exercício do voto feminino, dos votos dos analfabetos, dos militares de baixa patente e dos religiosos.

    Resposta: D

  • A reposta está na referência kkkk

  •  COMENTÁRIO DO PROFESSOR

    A primeira Constituição da República foi promulgada em 1891. Terá como modelo a Constituição dos EUA, enquadrando o Brasil na tradição norte-americana de organização federativa e do individualismo político e econômico.Em relação aos direitos políticos, a Constituição de 1891 inclui a liberdade de associação e reunião e o direito de voto sem a exigência de propriedade. Porém, mantém-se a exclusão dos analfabetos, das mulheres e dos militares de baixa patente.

    #MINHAS ANOTAÇÕES