A pesquisa do D fraco é feita em todos os resultados com tipagem Rh (D) negativo ou fraco (tipagem direta) antes de transfusões. No antígeno D fraco (DU), há uma redução quantitativa de sítios antigênicos. O paciente com a presença desta variante poderá desenvolver anticorpos anti-D quando exposta ao antígeno D não identificado como D fraco. Quanto ao sangue do doador com este antígeno D fraco, deverá ser transfundido apenas em pacientes que possuem o antígeno D, para que não ocorra a sensibilização.
O antígeno D fraco se apresenta como uma expressão enfraquecida de D, reagindo de maneira variável com os antisoros anti-D comerciais. Ele normalmente é determinado através do teste indireto da antiglobulina humana (Coombs Indireto).
Resultados positivos no anti-D são considerados como "D" fraco, que deve ser interpretado como Rh positivo.
>>>Teste de Coombs direto: Usado para detecção de anticorpos ligados aos eritrócitos, produzidos pelo próprio corpo ou adquiridos por transfusão sanguínea. Pode ser usado para detecção de anemia hemolítica ou se a mãe produziu anticorpos contra o antígeno e estes se deslocaram para a placenta, este teste é usado no recém-nascido com o sangue RH positivo cujo o sangue da mãe é RH negativo.
Resultado positivo: significa que o sangue tem anticorpos contra os, pode ser causado por transufusão, indicar doença hemolítica do recém-nascido ou anemia hemolítica.
Resultado negativo: significa que o sangue não tem anticorpos contra os eritrócitos
>>>>>Teste de Coombs indireto: O Coombs Indireto os anticorpos que esstão no soro, anticorpos que podem atacar os eritrócitos mas não estão ligados a eles, geralmente é usado para pesquisar previamente a transfusão anticorpos no doador ou no receptor, útil no pré-natal.
Resultado positivo: siginifica que o sangue a transfusão não pode ser feita, pois há incompatibilidade entre o sangue do doador e do receptor, se for em mulher que pretende engravida isso significa que já houve sensibilização Rh (anticorpo contra o Rh positivo)
Pesquisa de Auto-anticorpo. exames: FAN, c3, c4, celulas LE,
Pesquisa de anticorpos irregulares (PAI) : mesma coisa que coombs indireto