Intercepting Filter: realiza o pré-processamento de uma requisição ou pós-processamento de uma resposta. O filtro intercepta as requisições feitas pelo cliente, podendo modificá-la ou redirecioná-la antes de enviá-la para a aplicação. O mesmo pode ser feito com as respostas antes de serem enviadas. Ele aumenta a reusabilidade e desacoplamento do componente e facilita a sua configuração.
• Transfer Object: permite que uma classe faça a comunicação de dados entre componentes, agrupando as suas in- formações em um conjunto único (serializável). Normalmente esses componentes são Enterprise Java Beans, que fazem chamadas a vários métodos get e set.
• Business Delegate: utilizado para desacoplar componentes de negócios de aplicações que utilizam os componentes. O Business Delegate é um objeto do lado do cliente que esconde do código do cliente os serviços da camada de ne- gócio. Também é usado para tratar as exceções do serviço.
• Service Locator: geralmente utilizado em conjunto com o Business Delegate, é um componente para lidar com a busca de serviços, ocultando os detalhes do cliente (caso o serviço seja substituído). Reduz a complexidade do códi- go no cliente e melhora a performance e manutenibilidade do código.
• Front Controller: especifica um componente central para processar as requisições dos clientes. A responsabilidade deste componente é receber as requisições e roteá-las de forma apropriada. Além de centralizar o controle dos servi- ços, reduz a quantidade de código e aumenta a segurança da aplicação.
• Outros padrões: Alguns outros padrões são: Session Façade, Fast Lane Reader, Composite Entity e Value List Handler.