SóProvas


ID
1744342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o próximo item, referente à gestão de documentos.

A metodologia utilizada para elaborar instrumentos de classificação dos documentos de atividades meio e fim de uma instituição é diferenciada, visto que são documentos com naturezas distintas. 


Alternativas
Comentários
  • Quando se fala em classificação pela natureza dos documentos não está se falando em documentos de atividade meio ou atividade fim, mas de arquivos especiais e arquivos especializados.

    Arquivos Especiais são aqueles que tem sob sua guarda documentos de formas físicas diversas (fotografias, discos, fitas...) e que merecem tratamento especial (armazenamento, controle, transporte, acondicionamento...). 

    Arquivo Especializado são aqueles que tem sob sua custódia documentos resultantes da experiência humana num campo específico, independente de sua forma física. São arquivos médicos, de engenharia, ou, de modo geral, chamado de técnicos.

  • Classificação: é procedimento que buscará classificar o documento em um dos códigos existentes no Plano de Classificação da instituição. Através da classificação será possível determinar sobre que assunto o documento trata, e a partir daí, decidir qual o destino que o documento deve tomar.

  • A classificação diferenciada para mais documentos relativos a atividades meio ou atividades fim é a funcional.

    A classificação funcional basicamente trata dos problemas encontrados em reunir os documentos públicos de acordo com a função/atividade. A mistura de documentos acaba por reduzir a utilidade deles e, consequentemente, dificulta o trabalho do arquivista no momento em que sua função é preservar os documentos básicos referentes à organização e às funções. Schellenberg (2002, p. 89) diz que “os documentos que fixam diretrizes políticas devem ficar separados dos executivos; os gerais, dos específicos; os importantes, dos de rotina”.

    125 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 10, n. 2, p. 121-143, jul./dez. 2014. 

    A classificação relativa à natureza diz respeito aos arquivos especiais e especializados, sendo os primeiros relacionados a documentos que utilizam suportes específicos, como fotografias, filmes, fitas, e os arquivos especiais relacionados a arquivos que concentram documentação relacionada a determinada área de conhecimento humano, como arquivos especializados em medicina ou engenharia, por exemplo.

    Uma dica é pensar na natureza do suporte e nos ramos dos conhecimentos naturais, para lembrar que é a esse tipo de classificação que se refere o termo "natureza do documento".

  • por serem documentos com natureza distintas, usa-se a mesma técnica de arquivamento, pois são arquivos de cuja importância para o órgão. 

  • Eu acho que o erro da questão é dizer que a metodologia p classificação dos docs da atividade-MEIO é diferenciada, pois o Poder Executivo Federal possui plano de classificação e tabela de temporalidade que abrangem suas atividades-meio, e que foram elaboradas pelo Conarq (esta informação consta do meu caderno do prof. Darlan Eterno). Abçs

  • O comentário da colega Lorena Boone está perfeito. Só para lembrar que existe diferença entre classificar documentos pela natureza do assunto (ostensivo/sigiloso) e classificar pela natureza dos documentos (especiais/especializados). 

  • A classificação de documentos é uma operação de organização lógica dos mesmos, segundo critérios predefinidos. Essa organização deve mostrar as relações entre os documentos, e destes com as atividades que os originou e com sua instituição produtora.

    o critério a ser definido deve ser geral, ou seja, deve ser aplicado em todas as atividades da instituição, seja ela finalística ou não. Não faz sentido, por exemplo, classificar documentos da área meio pelo assunto, e os da área fim pela estrutura da instituição. Se não houver uniformidade de aplicação de critérios, esses se tornam inúteis, e não será possível estabelecer nem demonstrar as ligações do documentos com seus conjuntos e suas atividades geradoras, sendo estes também informações relevantes para a instituição.
  • A metodologia utilizada para elaborar instrumentos de classificação dos documentos de atividades meio e fim de uma instituição é diferenciada, visto que são documentos com naturezas distintasResposta: Errado.

     

    Comentário: a classificação dos documentos por natureza refere-se aos arquivos especiais e especializados.

  • A função do arquivo é e sempre será a mesma, servir à administração.

    Nessa questão se referiu ao plano de classificação, ele não mudará por ser atividade meio e fim.


    GAB ERRADO

  • Essa questão me lembrou da Resolução n. 14 do Conselho Nacional de Arquivos. Segundo o prof. Elvis Miranda:

    "Essa resolução criou um plano de classificação específico para a atividade-meio, ou seja, para as atividades administrativas, que serve de modelo para todos os arquivos públicos do país. Como a área-meio é formada por atividades comuns a todos os órgãos (recursos humanos, área financeira e área de material, por exemplo), cada órgão passa a ter a obrigação de finalizar seu plano de classificação e com os documentos da área-fim."

    Resolução n. 14, de 24 de outubro de 2001

    O CONARQ resolve:

    Art. 1o APROVAR a versão revista e ampliada do Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: Atividades-Meio, como um modelo a ser adotado nos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR.

    § 1o Caberá aos órgãos e entidades que adotarem o Código proceder ao desenvolvimento das classes relativas às suas atividades específicas ou atividades-fim, as quais deverão ser aprovadas pela instituição arquivística pública na sua específica esfera de competência.

    ____

    Talvez o erro da questão seja falar que os instrumentos de classificação sejam diferentes. Você pode até usar classificações distintas, mas o método usado para criar o plano de classificação será o mesmo. Pelo menos foi assim que consegui encontrar uma explicação que concilie a resolução com o gabarito da questão.

  • Solicito a manutenção da versão antiga

  • A natureza é a mesma!