-
CERTO!
“Os problemas éticos, ao contrário dos prático-morais são caracterizados pela sua generalidade. Por exemplo, se um indivíduo está diante de uma determinada situação, deverá resolvê-la por si mesmo, com a ajuda de uma norma que reconhece e aceita intimamente, pois o problema do que fazer numa dada situação é um problema prático-moral e não teórico-ético. Mas, quando estamos diante de uma situação, como, por exemplo, definir o conceito de Bem, já ultrapassamos os limites dos problemas morais e estamos num problema geral de caráter teórico, no campo de investigação da ética. Tanto assim, que diversas teorias éticas organizaram-se em torno da definição do que é Bem. Muitos filósofos acreditaram que, uma vez entendido o que é Bem, descobriríamos o que fazer diante das situações apresentadas pela vida. As respostas encontradas não são unânimes e as definições de Bem variam muito de um filósofo para outro. Para uns, Bem é o prazer, para outros é o útil e assim por diante”, conclui o pensamento o Professor Alencastro.
-
A moral tem valores uma conotação social são valores sociais que tendem a ter uma aceitação muito grande, por todos os membros de uma sociedade, a moral estabelece o comportamento ideal dos indivíduos, determinando o que é bom ou mal, certo ou errado, fundando seus valores preestabelecidos pela sociedade, a moral é comportamento individual motivado nas ideias de certo e errado.
Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A moral tem caráter obrigatório.
-
O código de ética é TAXATIVO.
-
Se os problemas prático-morais são situados na ação efetiva, na escolha do modo adequado de agir, os problemas ético-morais são caracterizados por sua generalidade. Eles se referem à abstração de caráter teórico sobre os fundamentos das ações práticas. Sua tarefa é investigar o conteúdo do que seja o “bom”, e não determinar como deve agir o indivíduo na situação concreta para que a sua ação possa ser considerada boa.
Fonte: http://jrparoge.blogspot.com.br/2008/09/tica-e-moral.html
-
acertei pela logica , moral tem caracter personalissimo ou subjetivo , a ética já serve como conduta para certo grupo .
-
até pq a etica é geral, universal(todo) e a moral é relativa, cultural(partes)
-
Problemas éticos têm a ver com a generalidade, com aquilo que se refere ao bem comum, a todos, é universal. Já a moral diz respeito ao que é particular, relativo ou específico a cada grupo ou indivíduo.
Ética = generalidade / Moral = particularidade.
-
Os problemas éticos são caracterizados por sua generalidade.
Pronto. Assim se mata questões da CESPE nesse estilo.
-
Acerca de ética, moral e condutas no serviço público, é correto afirmar que: Os problemas éticos, ao contrário dos problemas práticomorais, são caracterizados por sua generalidade.
-
Os problemas éticos, ao contrário dos problemas práticomorais, são caracterizados por sua generalidade.
Ética = generalidade
Moral = particularidade.
por: Elisangela Marcelina