SóProvas


ID
174592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AGU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

O objeto delimita o campo de abrangência de uma ciência, tanto nas
ciências formais quanto nas factuais, das quais fazem parte as
ciências sociais. Na contabilidade, o objeto é sempre o patrimônio
de uma entidade. Acerca desse assunto, julgue o item que se
segue.

Um conglomerado econômico-financeiro, constituído pela soma dos patrimônios dos entes que o compõem, é um exemplo típico de entidade contábil.

Alternativas
Comentários
  • Boa Tarde

    Conglomerado Financeiro é composto pelo conjunto de Entidades Financeiras vinculadas diretamente ou não por participação acionária ou por controle operacional efetivo, caracterizado pela administração ou gerência comum, ou pela atuação no mercado sob a mesma marca ou nome comercial. O Conglomerado Econômico inclui também, as demais entidades não financeiras.

    http://www.bcb.gov.br/?UNICADMOD

    Sds

    Victor

  • Consolidação do patrimônio de A + Patrimônio de B NÃO gera patrimônio de AB.

    Não surge nova entidade AB.

    Questão errada.

  • FCF 744: 2.1 - O Princípio da Entidade
     
    “Art. 4° O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
    Parágrafo único. O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.
  • Resulta em GRUPO ECONÔMICO.

  • Errado!

    Deve-se pensar no principio da entidade. Pensar numa autonomia patrimonial, junção de vários patrimônios não gera um patrimônio absoluto, cada patrimônio é analisado de maneira isolada.

    Não constitui, então errado. 

  • 1 -> A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza contábil; e

    2 -> Dentro da contabilidade não é possível a soma de patrimônios de uma determinada entidade com os de outras. Entidades não se unem, não viram uma só.